Quem fuma pode cantar?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Fumar, por exemplo, nem pensar. “O vício não faz mal apenas para a voz, mas para o corpo todo. A nicotina se fixa às cordas vocais e as deixa rígidas, enquanto a fumaça quente do cigarro irrita o trato respiratório. Tudo isso gera dificuldade de mobilização das cordas vocais, que repercutirá na qualidade do som.

As alterações causadas na voz acontecem porque o fumo provoca uma inflamação crônica nas cordas vocais, com acúmulo de muco e edema. Nesses casos, é possível ver que a voz engrossa e fica mais rouca.

A OMS explica que o fumo provoca uma inflamação crônica nas cordas vocais, uma espécie de edema ou acúmulo de muco que vai engrossando a voz e a deixando mais rouca, efeito mais perceptível nas mulheres.

Falar em um tom de voz confortável em volume que não desgaste. Evitar bebidas alcoólicas e cigarro. Manter a higiene vocal. Fazer um relaxamento na região do pescoço (exercícios como o bocejo, vibração de lábios e alongar a musculatura do pescoço podem ajudar).

Segundo estudos, a exposição diária à fumaça do cigarro pode equivaler a fumar de 1 a 4 cigarros por dia. É importante lembrar que essa exposição pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, câncer de pulmão e outras doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Isso se deve tanto pela própria fumaça e componentes, como pelo fato das células ciliadas, presentes nas bordas das cordas vocais e importantíssimas para renovação do muco que a recobre, pararem de se movimentar por uma hora a cada cigarro utilizado.

A perda da qualidade da voz ocorre pela inflamação da laringe onde ficam as cordas vocais, essa inflamação ocorre pelo cigarro. Ao deixar de fumar essa inflamação diminui e a voz vai voltando ao normal, além da melhora de outros sintomas.

Problemas à laringe e faringe
As substâncias químicas presentes no cigarro causam irritação na pele que reveste toda a região da faringe e laringe, provocando um processo inflamatório crônico”, explica o otorrinolaringologista Cícero Matsuyama, do Hospital Cema.

A nicotina presente no cigarro é um estimulante que suprime o apetite e acelera o metabolismo, aumentando a queima calórica e diminuindo o peso, o que parece atrativo do ponto de vista estético.

Quem fuma ou quem conhece alguém próximo fumante já deve ter percebido que a voz ficou diferente ao longo dos anos. Essa situação fica mais evidente nas mulheres, porque a voz fica mais grossa, um tanto rouca. Isso acontece porque o hábito de fumar causa inflamação crônica nas cordas vocais.