Qual melhor horário para o ser humano acordar?

Perguntado por: daraujo3 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

O estudo aponta que a melhor hora para despertar é as 6h44 da manhã, mas a pessoa não deve sair da cama até exatamente 7h12, este tempo é para acordar, espreguiçar. Depois, deve ser seguido de 21 minutos de exercício, passando 10 minutos no chuveiro e terminando com longos 18 minutos de café da manhã.

Isso porque, de acordo com o estudo realizado pela britânica Anne-Marie Imafidon, a melhor hora para despertar é as 6h44min da manhã. Segundo a pesquisadora, no entanto, a pessoa não deve sair da cama até às 7h12. Esse tempo é reservado para acordar, espreguiçar.

Acordar às 5 da manhã ajuda a manter uma rotina regrada e de acordo com o ciclo para ter produtividade na hora em que o cérebro está ativo – que é durante o dia.

Entre 10 e 12 horas, o cérebro está no auge do estado de vigília e a memória de curto prazo está mais apurada. É o momento ideal para criar, discutir projetos, estudar e se inspirar. Aproveite para fazer o que há de mais importante para seu trabalho do dia.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

8 horas são o suficiente para não acordar cansado? Quem acompanha as postagens do Persono sabe que o tempo ideal de sono varia de pessoa para pessoa, mas existe uma recomendação geral para cada faixa etária. Para as pessoas que estão na faixa dos 18 a 64 anos, é recomendável dormir de 7 a 9 horas de sono.

Quatro da manhã todos os dias, muito cedo? É verdade que sim, mas são vários os benefícios que tem ao levantar-se neste horário. O 'website' New Trader U, dedicado a assuntos financeiros, revela como pode melhorar a sua vida ao acordar cedo.

Acordar cedo também pode ajudar a dormir mais cedo e ter uma boa noite de sono, o que, além de prazeroso, também é uma necessidade para a saúde e o bem-estar. Dormir bem ajuda a regular seu ritmo circadiano; pode diminuir a pressão arterial; aumentar o sistema imunológico e o humor, além de melhorar a função cerebral.

Acordar tarde também pode ser um problema. A mesma pesquisa percebeu que despertares tardios – quem acorda depois das 8h da manhã – também corre o risco de desenvolver insuficiência cardíaca. Ou seja, mesmo dormindo a quantidade de horas, os horários de dormir influenciam na nossa saúde.

Qual é o melhor horário para dormir? Talvez você esteja se perguntando “então, quando devo dormir?”. Bem, um estudo publicado no European Heart Journal aponta que o melhor horário para cair no sono é entre 22h e 23h.

A principal descoberta foi que sete horas de sono por noite era o ideal, com mais ou menos do que isso oferecendo menos benefícios para a cognição e a saúde mental. Os indivíduos também precisam de sete horas de sono de forma consistente, sem muita flutuação na duração.

Inclusive, estudos apontam que dormir pouco pode causar a morte de neurônios. Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior. Mas, aqui vale um adendo: não é ir deitar às 22h, mas sim, pegar no sono por volta desse horário.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

A boa notícia é que cochilar à tarde faz bem e oferece benefícios à saúde do corpo e da mente. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), aumenta a disposição e a produtividade nas tarefas diárias, diminui o cansaço e melhora a concentração e o desempenho cognitivo.