Pode deixar vinagre no cabelo durante a noite?

Perguntado por: ucardoso . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Não é recomendado dormir com o vinagre de maçã no cabelo, uma vez que sua ação prolongada nos fios pode causar ressecamento e levar à quebra dos fios. Outro ponto negativo é que o vinagre pode entrar em contato com o couro cabeludo e acabar obstruindo os poros, trazendo malefícios para a saúde de seu cabelo.

Pode dormir com vinagre de maçã no cabelo? Apesar de poderoso, a utilização do vinagre de maçã deve evitar exageros, já que, devido a sua propriedade acidificante, quando extensamente utilizado, ele pode deixar os fios secos, quebradiços e muito leves.

Mas lembre-se, evite fazer a acidificação com vinagre de maçã com muita frequência para evitar problemas de baixa porosidade. O ideal é apostar nesse tratamento uma vez por semana, para cabelos danificados, e a cada 15 dias para fios saudáveis.

Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue. Depois você pode aplicar somente o condicionador para tirar o cheiro. Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d'água, uma colher do vinagre de maçã.

Se for usado em excesso, o vinagre também pode ressecar o cabelo. Isso porque ele é um ácido e, assim como todos os outros, ele desidrata.

Lavar os cabelos com vinagre não é um bom caminho e ele não fará esta função. O nosso couro cabeludo possui uma microbiota específica e o vinagre de maçã com seu pH ácido pode desregular esta microbiota, ocasionando caspas, dermatites e até queimaduras.

Quem aposta em deixar o creme de tratamento no cabelo durante muito mais tempo que o pedido na embalagem pode pensar que, dessa forma, a hidratação será mais profunda e intensa. No entanto, isso não passa de um mito: depois do período sugerido no produto, ele deixa de fazer efeito.

Por se tratar de um ácido, o vinagre de maçã se usado em excesso irá causar desidratação dos fios, deixando-os ressecados. Por isso, não é recomendado utilizar o produto mais de uma vez por semana.

Lista de pH de produtos capilares
Qualquer vinagre funcionará, até o de álcool. Entretanto, ao eleger o vinagre do seu coração, lembre-se de outras vantagens que poderão ser adicionadas ao seu enxágue se o vinagre contiver outras vitaminas e minerais.

Lavar o cabelo com suco de tomate, pode ajudar a equilibrar o PH, enquanto limpa o que ajudará a neutralizar o odor químico. Você pode usar qualquer suco de tomate que encontrar no mercado local ou espremer manualmente em casa.

Ao ser diluído com água, o vinagre de maçã desempenhará o mesmo papel que seria cumprido pelo condicionador, que é diminuir o frizz e auxiliar no fechamento das cutículas. Aqui, basta diluir uma porção de vinagre para dez de água e aplicar nos cabelos durante o enxágue final.

Outras dicas para combater o frizz é pentear os fios com uma escova de madeira, que controla a eletricidade e evita o efeito arrepiado, usar uma touca de cetim para dormir, que evita o atrito do cabelo com o travesseiro, e deixar o cabelo secar naturalmente, mas se precisar usar o secador, coloque na opção de ar frio.

Para selar as cutículas dos fios, você deve sempre aplicar um condicionador após a lavagem, utilizar jatos de ar frio após a secagem e o alisamento e investir em tratamentos como selagem de cabelo, hidratação e cauterização.

Por ter o pH ácido, não é recomendado usar o vinagre com muita frequência. Se seu cabelo estiver muito danificado, use a cada 15 dias. Em casos de cabelos mais saudáveis, pode ser usado 1 vez ao mês e nos dias em que o cabelo passar por um processo químico.

Basta misturar o copo de vinagre com 6 de água e pronto. Aplique esta máscara no cabelo por 15 minutos e depois remova com água. Você pode fazer uma vez por semana, e aos poucos vai notando como seu cabelo vai ficando mais claro.

Alguns remédios caseiros para eliminar piolhos podem colocar em risco a saúde das crianças e mesmo dos adultos. O uso do vinagre não é milagroso, nem é um remédio ancestral como muitos gostariam de acreditar. Hoje em dia este mito de que o vinagre trata os piolhos é considerado falso.