Qual o mel mais medicinal?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Normalmente, esse tipo de mel tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, pode apresentar muitos benefícios para quem o consome.

Assim pode ser classificado o mel produzido na região da Serra do Amolar, na fronteira entre Brasil e Bolívia. O trabalho é realizado por famílias ribeirinhas com incentivo da Ecoa por meio do Programa Oásis.

Abelhas sem ferrão, também conhecidas como meliponíneos, cercam um pote de mel no interior de suas colmeias. O mel produzido por esses insetos é utilizado na cicatrização de feridas e no tratamento de infecções – e oferece alívio econômico a apicultores na Amazônia peruana.

Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

mel de eucalipto

Produzido nas regiões Sul e Sudeste, o mel de eucalipto apresenta uma coloração mais escura e tem um sabor refrescante. É muito utilizado para auxiliar no tratamento doenças respiratórias como tosses, resfriados e irritações na garganta, por causa de sua ação expectorante.

Você vai precisar de apenas duas coisas: 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta despejar uma colher de sopa de mel de abelhas em um copo de água. De uma forma geral, se o mel for realmente puro, ele ficará todo agrupado no fundo do copo. Caso ele não seja 100% natural, o mel se dissolverá na água.

Apesar de inúmeros benefícios, o mel deve ser consumido com moderação, pois contribui para o ganho de peso e desregulação dos níveis de açúcar no sangue.

Publicado em 21/07/2021 às 12:25h. Você já ouviu falar no mel de Melato da Bracatinga? O produto é fabricado pelas abelhas a partir do líquido açucarado que um inseto chamado cochonilha produz ao se alimentar da seiva da bracatinga, uma espécie arbórea nativa do Brasil, com distribuição predominante na região Sul.

Combater bactérias e fungos em feridas
O mel também já vem sendo usado para curar lesões de herpes oral e genital, já que reduz a coceira e funciona tão bem quanto as pomadas encontradas na farmácia. Também pode tratar bactérias resistentes a antibióticos, úlceras e feridas a longo prazo após a cirurgia e queimaduras.

Combinando o mel com limão, você ganha uma mistura que inclui flavonóides, vitaminas B e C. Com isso, consome um produto que ajuda a fortalecer seu sistema imunológico e ainda tem efeito antioxidante, que age no combate da inflamação. Por isso, é uma excelente escolha no tratamento de gripes e resfriados.

Sabe aquelas receitinhas caseiras de hidratação de pele ou cabelos? Pois então, o mel silvestre é um dos ingredientes que pode tranquilamente ser utilizado. Já o seu sabor, cor e viscosidade podem ser comparados ao mel de laranjeira, pois tem sabor suave e coloração mais clara.