Quais são as características de um bom mel?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Também é possível reconhecer qualidade do produto de acordo com sua textura. “É melhor ainda se ele já estiver cristalizado, pois indica que além de puro, é de boa qualidade.

Você vai precisar de apenas duas coisas: 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta despejar uma colher de sopa de mel de abelhas em um copo de água. De uma forma geral, se o mel for realmente puro, ele ficará todo agrupado no fundo do copo. Caso ele não seja 100% natural, o mel se dissolverá na água.

Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

O mel é considerado um fluido viscoso, aromático e doce elaborado a partir do néctar das flores e de secreções de partes vivas de determinadas plantas ou ainda de excreções de insetos sugadores de plantas, no qual abelhas melíferas coletam, transformam, combinam e deixam maturar nos favos das colméias.

Por que o mel puro cristaliza? Primeiramente, saiba que cristalização do mel é um processo natural e que garante a sua qualidade. Então, quando ocorre, você pode ter certeza de que o mel é puro mesmo. Isso ocorre devido à presença dos açúcares naturais do mel, ou seja, a glicose e a frutose.

Seja em um tom de amarelo claro, em uma paleta avermelhada ou até mesmo sendo quase marrom ou preto. O fato é que o mel de abelha conta com mais de 256 cores, com sabores e propriedades diferentes.

ou R$ 38,00 com PIX.

Antes, uma recomendação: é mais garantido comprar mel verdadeiro em supermercados ou empórios. Confira as dicas a seguir. Mel de verdade cristaliza, isso é, ele se solidifica em temperaturas abaixo de 25ºC. Deixe a garrafa com o alimento na geladeira por algumas horas: se endurecer, é mel.

O mel mais puro do mundo. Assim pode ser classificado o mel produzido na região da Serra do Amolar, na fronteira entre Brasil e Bolívia.

Mel orgânico silvestre, produto alimentício produzido por abelhas Apis melliferas africanas. O Mel é produzido na região da Caatinga e é o mais puro que existe, porque está distante de qualquer monocultura com agrotóxicos.

Quanto mais escuro o mel, mais rico em minerais, conseqüentemente sabor e aroma mais forte. O mel claro é considerado pobre em minerais e apresenta sabor e aroma mais agradável. O aroma e sabor do mel são o da flor de origem, vai do doce suave ao doce forte e podendo apresentar sabor ácido ou amargo.

Mel das abelhas sem ferrão:
8 - Uruçu-amarela: Mel muito ácido, produzido no Pará, considerado o melhor mel do Brasil no concurso de mel organizado pela Ame-Rio nesse ano. 9 - Tiúba ou uruçu cinzenta: Mel muito doce, geralmente transparente, produzido no Maranhã e Pará.

Mel de flor de laranjeira

Durante a primavera e o verão é produzido nas regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, apenas no verão. Mel de flor de laranjeira: É considerado por muitos especialistas e apicultores o mel mais saboroso e suave do Brasil.