Tem remédio para caspa?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

O medicamento tem como princípio ativo o cetoconazol, um fármaco com potente ação contra micoses, fungos e leveduras. Desta forma, Cetoconazol Shampoo trata a caspa e alivia a coceira.

O segredo para acabar de vez com a caspa é manter a oleosidade do couro cabeludo controlada. Para isso, lavar o cabelo com shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, pode ser a solução, especialmente nos momentos em que existe mais caspa.

O bicarbonato pode ser usado no shampoo para acabar com a caspa, para isso, basta acrescentar 1 colher de café na quantidade que você usa para lavar os cabelos. Lembre-se de massagear com suavidade e deixe agir por cerca de 5 minutos, enxágue em seguida.

O Pielus DI também conta ácido salicílico, zinco PCA, piroctona olamina e o exclusivo complexo Oil Control. No entanto, ele é indicado para a caspa intensa, pois possui uma ação mais forte. Sendo assim, ele é capaz de reduzir a descamação intensa, a coceira e a oleosidade sem ressecar o couro cabeludo.

Use um shampoo anticaspa
O produto deve ser aplicado apenas no couro cabeludo, com movimentos de massagem, deixando-o agir por alguns minutos. Aposte em um dermocosmético que possua ativos com propriedades antimicrobianas em sua fórmula, como o dissulfeto de selênio.

É muito comum que pessoas com caspa fiquem na dúvida se devem ou não higienizar os fios todos os dias, com o medo de deixar o couro cabeludo muito sensível. No entanto, na maior parte dos casos, não há restrição quanto à frequência da lavagem dos cabelos, desde que a água não esteja muito quente.

Além do bicarbonato de sódio e do vinagre, algumas pessoas usam estes produtos:

  • Óleo de coco.
  • Suco de limao.
  • Azeite de oliva.
  • Enxaguante bucal.
  • Vodca.
  • Vinagre de sidra.
  • Eucalipto.

A causa não é totalmente conhecida, mas pode estar relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, consumo de álcool, alguns tipos de medicamentos e ...

Para driblar esse incômodo, o truque é apostar em um shampoo anticaspa com ação antifúngica e protetora, como o Doctar Plus da linha Darrow. Trazendo 87% de ingredientes naturais em sua fórmula, incluindo ácido salicílico e ictiol, ele controla a produção de sebo, diminui a descamação e impede a caspa no cabelo.

Sempre esfregue o couro cabeludo delicadamente com a ponta dos dedos para limpar bem e estimular a microcirculação local. Enxágue bem os fios, sem deixar resíduos, que também pioram o problema. Não use máscaras ou condicionadores no couro cabeludo. Não durma com os fios úmidos ou molhados nem abafe o cabelo.

Vinagre de maçã
O líquido é usado no combate à caspa pois torna mais difícil a proliferação de fungos no couro cabeludo. Misture uma garrafa de vinagre a uma xícara de água e borrife no couro cabeludo de 2 a 3 vezes por semana. Massageie a raiz do cabelo, aguarde 20 minutos e enxágue.

Queda de cabelo: devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo.

cetoconazol

O mais comum é o shampoo anticaspa cetoconazol, que é vendido por várias marcas e possui versão genérica. Shampoos com ciclopirox também podem te ajudar. Esses medicamentos atuam no combate de fungos e, por isso, costumam ser bastante eficientes no tratamento da caspa de repetição.

Pode aparecer a qualquer momento. Podem ser afetadas pessoas com todos os tipos de cabelos e couro cabeludo. Esta descamação excessiva do couro cabeludo é causada por uma colonização por fungos (= fungo) ou por uma predisposição genética despoletada por fatores ambientais.

A caspa, também chamada de dermatite seborreica, é uma condição que acomete indivíduos predispostos, conta com a participação de fungos e é desencadeada por diversas situações como estresse, fadiga, banho com água quente. O que essa situação traz é a descamação da pele, a coceira e a irritação.

Falta de tratamento pode causar queda de cabelo
“O importante é realmente procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico correto, pois nem toda lesão descamativa no couro cabeludo é caspa, podendo ser o início de outras doenças, como psoríase”, alerta a especialista.