Pode dar moela para bebê?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

cerca de 50 a 100 gramas de carne por dia e, uma vez por semana, ofereça miúdos (fígado, moela ou coração).

“Fígado, moela e rabada são alimentos nutritivos devido à composição nutricional. Possuem proteínas de alto valor biológico, minerais e vitaminas, porém possuem quantidade de gordura e de colesterol elevados. A moela é rica em zinco que exerce importante função no sistema imune.

A moela de frango contém vitamina A, C, E, vitaminas do complexo B e minerais como zinco, ferro e fósforo. Esses micronutrientes participam de processos fisiológicos importantes, como manutenção da função cerebral, formação de células brancas (imunidade) e formação de hormônios.

Fígado e outras carnes de órgão (moela) podem conter quantidades significativas de Vitamina A e cobre, que podem ser prejudiciais, principalmente no primeiro trimestre.

Evite colocar estes alimentos na dieta de seu bebê até que ele tenha 1 ano de idade, especialmente se ele tiver outras alergias. Vísceras, como fígado de boi ou de galinha, também só devem ser introduzidos na dieta por essa idade. Comece a usar a colher entre os 4 ou 6 meses de idade.

A moela é um compartimento muito muscularizado do tubo digestivo, onde, com a ajuda de pequenas pedras e areia, os alimentos são triturados. O tubo digestivo termina na cloaca, que é o local de desemboque dos sistemas excretor, reprodutor e digestivo. Todas as aves têm moelas.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

O peito de frango, por exemplo, além de ser o mais rico em proteínas é também o que possui menos colesterol e menos gordura saturada, perdendo para os demais cortes no teor de ferro e vitamina B12.

estômago

A moela é uma especialização do estômago de certos invertebrados e vertebrados, como peixes, répteis e pássaros. Tem uma parede espessa, não glandular, com uma musculatura forte.

Fígado e outras carnes de órgão (moela) podem conter quantidades significativas de Vitamina A e Cobre, que podem ser prejudiciais, principalmente no primeiro trimestre. Por outro lado, são fontes importantes de Colina, Vitaminas do Complexo B e Ferro, necessários para uma boa saúde da gestante e do bebê.

O fígado, especialmente o do frango, é a melhor fonte de ferro que existe e por isso é uma ótima adição à alimentação do bebé logo a partir dos 6 meses. E este patê de fígado é a melhor forma de o oferecer ao bebé. Faça o paté e barre numa tira de pão torrada ou numa colher e ofereça juntamente com outros alimentos.