Qual parte do frango tem mais colesterol?

Perguntado por: oibrahim . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

A pele do frango, por exemplo, deve ser evitada por ser uma grande fonte de gordura saturada, podendo elevar os níveis do colesterol ruim. Além disso, recomenda-se também evitar a asa e a coxa da asa devido aos níveis de gordura presentes nelas.

De facto, principalmente a gema do ovo contém bastante colesterol e, como tal, pode elevar os níveis de colesterol presentes no sangue.

De modo geral, os melhores cortes de carnes para quem tem colesterol alto são: Frango: qualquer parte, desde que tenha a pele retirada; Porco: prefira cortes como lombo e pernil, que são menos gordurosos; Carne bovina: patinho, alcatra, filé mignon e lagarto possuem menor teor de gorduras.

Carnes gordas: miúdos, bacon, costela, vísceras (fígado, coração), pernil, pele do frango, embutidos (salsichão, salsicha, mortadela, salame), são ricos em gorduras saturadas. Ao se preparar carnes, deve-se remover a gordura aparente e a pele (aves), pois a gordura penetra no interior da carne durante o preparo.

Portanto, a recomendação de consumir o pé de frango com moderação também vale em favor dos níveis saudáveis de colesterol.

Aposte no peito de frango
Para quem quer regular o colesterol, a dica é dar preferência a pratos feitos com o peito de frango, que é onde há a maior concentração de carne branca com baixo nível de gordura.

Sobrecoxa é a parte da ave que possui mais gordura.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

"A pele do frango tem 32% de gordura. Ou seja, a cada 100 gramas de pele que consumimos, 32 gramas são de gordura", disse María Dolores Fernández Pazos, nutricionista do Centro de Informações Nutricionais da Carne de Frango (Cincap, por sua sigla em espanhol), à BBC News Mundo na Argentina.

Tomate: o licopeno presente nesta fruta não se limita a ajudar a prevenir o câncer de próstata, mas também reduz o colesterol na corrente sanguínea. Chia: rica em fibras e ômega 3, uma dobradinha poderosa contra o colesterol.

Não é preciso cortar carnes da dieta, mas dê preferência a peixes. Carnes de aves sem pele também são uma opção. Carne de boi ou porco somente se forem cortes magros.