O que é melhor para fazer mingau para idoso?

Perguntado por: rgeraldes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

A aveia é um bom complemento para as refeições. Banana amassada com aveia é bem gostoso. Bata aveia no liquidificador com sucos, vitaminas de frutas e sopas.

O ideal é que se opte por mingaus a base de farinha integral, pois são mais saudáveis, menos calóricos, ricos em ômega 3, reduzem colesterol, dentre outros benefícios. Alguns mercados já contam com farináceos orgânicos, que também podem ser utilizados na preparação do alimento.

Modo de preparo

  1. Antes de levar ao fogo misture o mucilon com o leite e o açúcar até ficar com uma consistência homogênea.
  2. Depois leve ao fogo e mexa até começar a surgir bolhas no mingau.
  3. Ele começar a aumentar de volume desligue o fogo e sirva em um recipiente.

Para ajudar a fortalecer os músculos dos idosos, existem alguns alimentos ricos em proteínas que não podem faltar: carnes magras, aves, peixes, ovos, vegetais, frutas, gorduras saudáveis, leite e derivados. Além de fontes de nutrientes como vitaminas, cálcio, potássio e ferro.

Dê preferência ao farelo de aveia ou a aveia de flocos finos ou grossos. Ambos têm uma composição de nutrientes melhor quando comparado a farinha de aveia. Feito isso, você terá uma preparação completa para incluir no seu café da manhã.

Para a noite, um mingau de cereal com leite é tradicionalmente comprovado. O leite fornece proteínas particularmente fáceis de usar e digeríveis. Os flocos de cereais macios fornecem energia. O teor de grãos garante que essa energia esteja disponível para o corpo por um longo período de tempo.

De acordo com as pesquisas, a aveia é um dos cereais que podem complementar a dieta para melhorar o sono, em razão das altas concentrações de melatonina. Além disso, ela se destaca por outros benefícios à saúde que, indiretamente, contribuem para dormir melhor.

O idoso, normalmente, apresenta o funcionamento do intestino mais lento. Uma maneira de ajudá-lo é oferecer leite com fibras , como, por exemplo, aveia, farelo de trigo ou de aveia, ameixas e frutas secas.

vitamina C

A vitamina C é outra resposta para qual a melhor vitamina indicada para idosos. Conhecida como ácido L-ascórbico, é solúvel em água e um poderoso antioxidante presente em vários alimentos que consumimos ao longo da vida, como laranja, kiwi, morango, brócolis, couve-flor, espinafre, entre outras frutas e vegetais4.

Consuma fibras
Ademais, aumentam a sensação de saciedade, ou seja, têm um papel preponderante na manutenção do peso. Uma boa dica é inserir farelo de aveia no mamão ou em vitaminas. Idosos saudáveis podem consumir de 1 a 2 colheres de sopa por dia.

Jantar. A janta deve ser uma refeição leve e muito nutritiva. Por isso, sugerimos as sopas feitas com muitos vegetais e com proteínas em quantidades moderadas. Além de serem completas em macro e micronutrientes, elas ajudam na hidratação.

Pães, arroz, feijão e batatas são exemplos de alimentos ricos em carboidratos e vale lembrar que os integrais são sempre mais saudáveis.

Zinco. O zinco é outro mineral fundamental para a saúde do idoso, pois é responsável pela síntese de células que fortalecem o sistema imunológico e auxiliam na defesa do nosso organismo contra fungos, vírus e bactérias.