Quem está com diarreia pode comer mingau de fubá?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Além de arroz branco, macarrão e carnes magras, vale incluir no cardápio: maçã ou pera (sem casca), banana prata, goiaba, limão, maracujá e pêssego; sopa de legumes como abobrinha, cenoura, chuchu, inhame, e abóbora; pão francês, torradas, biscoito água e sal e mingau de fubá ou de amido de milho.

Um mingau preparado com aveia, farinha de arroz ou milho pode ser uma excelente opção em caso de diarreia, pois eles são leves, fáceis de serem digeridos e ajudam a repor os nutrientes perdidos na desidratação.

Se você está com o intestino preso, consumir aveia pode ajudar no trânsito intestinal. Por possuir um teor de fibras significativo, a aveia é um alimento que ajuda na formação das fezes com consistência adequada (desde que haja um consumo equilibrado de água).

O alimento também é fonte de niacina, zinco, ferro, potássio, fósforo e magnésio, elementos essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e do organismo como um todo; O fubá também é conhecido por diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Banana. Com os episódios de diarreia, alguns nutrientes como magnésio e potássio são rapidamente perdidos. E, aqui, a banana é uma excelente aliada para repor esses componentes. Além disso, por ser rica em amidos – substância que pode absorver água do intestino -, essa fruta ajuda a deixar as fezes mais sólidas.

Quem está convivendo com o problema, que em condições normais precisa ser resolvido em três ou quatro dias no máximo, precisa beber bastante líquido (soro caseiro ou água de coco) e comer alimentos chamados constipantes, como arroz cozido, fubá, trigo (biscoitos de maizena ou água e sal), frango cozido e legumes ...

Para interromper a diarreia rapidamente, é importante aumentar a ingestão de líquidos para compensar a perda de água e minerais nas fezes. Você deve consumir alimentos como goiaba, maçã e banana, que promovem a formação de fezes e suprimem os movimentos intestinais. Outra ótima estratégia é tomar probióticos.

– Sucos: limão, maçã cozida, caju, goiaba coado; – Carnes magras (sem gordura; frango e peixe, sem pele) assadas, grelhadas ou cozidas; – Tomate sem pele e sem sementes; – Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).

O fubá é um produto obtido através do milho seco e moído e, analisado de forma isolada, deve ser consumido muito moderadamente por aqueles que sofrem com a diabetes. Isso porque quase 80% de sua composição é de carboidratos.

Muitas pessoas têm dúvida se podem utilizar o fubá (ou farinha de milho) no preparo de receitas e papinhas para o bebê. E a resposta é sim, o bebê pode comer creme, mingau, polenta e outros preparos com fubá desde os 6 meses.

O ideal é que se opte por mingaus a base de farinha integral, pois são mais saudáveis, menos calóricos, ricos em ômega 3, reduzem colesterol, dentre outros benefícios. Alguns mercados já contam com farináceos orgânicos, que também podem ser utilizados na preparação do alimento.

pão francês, torradas, biscoito água e sal e mingau de fubá ou de amido de milho.

Evitar alimentos integrais (pães, biscoitos, arroz, bolos, frutas laxantes e vegetais crus) pois são ricos em fibra e vão contribuir para a diarreia; Evitar temperos e condimentos; Caldos, molhos e extratos de carnes vermelhas (são ricos em purinas);

Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista.