Pode dar feijão para bebê de 6 meses?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.1 / 5 10 votos

O feijão preto é uma excelente fonte de proteína, ferro e fibras, e pode ser introduzido na alimentação do bebê a partir dos 6 meses.

Varie as formas de oferecer o feijão de acordo com a idade
Aos 6 meses, você pode amassar o feijão com o garfo para servir na colher, podendo ser misturado ao arroz. Ou, ainda, fazer bolinhos para estimular a criança a comer com as mãos. A partir dos 7 ou 8 meses, observe se o seu filho aceita os grãos sem amassar.

Pode oferecer feijão (preto, branco ou carioca)
Os aminoácidos presentes nos grãos de feijão fazem com que este auxiliem no sistema imunológico infantil, além de ajudar no crescimento sadio do bebê.

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

A boa notícia, como explica Luciana Nunes, nutricionista especialista em nutrição materno infantil, é que o grão pode ser oferecido para o bebê desde o início da introdução alimentar, aos seis meses de vida.

A seguir, listamos alguns tipos de alimento que não devem ser oferecidos ao bebê:

  • sucos adoçados e refrigerantes;
  • comida enlatada;
  • frituras;
  • café;
  • embutidos;
  • sal e açúcar;
  • salgadinhos;
  • alimentos industrializados e ultraprocessados.

Sugestão de cardápio para bebês de 6 meses

ProteínasOvos mexidosCarne moída refogadinha
LegumesCenourinha amassadaAbóbora amassadinha
VerdurasEspinafre refogado bem picadinhoBrócolis amassadinho
CarboidratosInhame amassadoMacarrão de letrinhas
LeguminosasFeijão-pretoFeijão-vermelho

A partir da introdução alimentar, por volta dos seis meses, o bebê já pode comer ovo. Já houve muita discussão sobre oferecer ou não ovos para crianças. Mas, com o avanço de estudos em relação a alergias, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) hoje é que o ovo pode ser oferecido já aos 6 meses.

Introdução convencional:
Prefira usar o arroz em grão: demolhe o arroz durante a noite, coza em 6 vezes a água, retire o excesso de água, lave o arroz e depois triture juntamente com a sopa ou papa. A partir dos 12 meses o bebé já deve comer o arroz no segundo prato e praticar o uso de colher.

O bebê já pode consumir batata doce desde o início da introdução alimentar, aos 6 meses. Afinal não há contraindicação em oferecer o alimento para bebês, pelo contrário. Ela pode ser introduzida no almoço, jantar e até mesmo nos lanches. E para melhorar a aceitação, varie no preparo.

A partir dos 6 meses
Nesta etapa o bebê deve fazer o total de 3 refeições por dia, sendo 1 papa de fruta no lanche da manhã e no lanche da tarde, e 1 papa principal no almoço ou no jantar. Entenda melhor como deve ser a alimentação do bebê aos 6 meses.

O próprio fabricante diz que o produto não é recomendado para menores de 4 anos. Quando você oferece Danoninho para uma criança menor de 1 ano várias reações podem ocorrer. Por exemplo, ele pode causar uma alergia, infecções gastrointestinais, anemia, entre outros problemas de saúde.

As leguminosas como o feijão, só podem ser introduzidas no oitavo mês, depois que a criança estiver devidamente acostumada com os alimentos salgados. Essa introdução deve ser de forma gradual. No primeiro contato da criança com esse tipo de alimento, dar apenas o caldo do feijão é o mais recomendável.

Segundo a SBP, não é recomendado a adição de sal em comidas para crianças até seus 12 meses, após esta idade o uso do sal deve ser moderado. A quantidade de sódio suficiente para as necessidades dos bebês nessa fase está em quase todos os alimentos que são consumidos diariamente, como: frutas, verduras, carnes e ovos..

Além dos famosos alho e cebola, ervas frescas (como salsinha, cebolinha, coentro, tomilho, sálvia, alecrim), algumas especiarias (cúrcuma, páprica doce, cominho) e vegetais aromáticos como alho-poró, salsão e cenoura, podem ser utilizados para temperar a comida do bebê.