Pode comer polenta todos os dias?

Perguntado por: osales . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Apesar de calórico, se combinado com outros ingredientes é, sim, um alimento que pode ser consumido diariamente. Muito usado na polenta, em bolos, pães e mingaus, o fubá não é um vilão.

Além de ser um alimento rico em nutrientes, a polenta é um prato livre de glúten, ótimo para intolerantes e aqueles que desejam experimentar algo mais saudável, porém consistente no dia a dia. Uma polentinha com frango, tem um rico poder nutricional, dando a força necessária para qualquer ocasião.

Já a polenta também é considerada um alimento bastante nutritivo, quando servida na versão que é apenas cozida e fica cremosa. Essa preparação possui ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e vitaminas, além de fibras e proteínas.

A polenta contém milho moído, o qual é uma boa fonte de carotenóides. Os carotenóides diminuem o risco de certas doenças, como alguns tipos de condições oculares e alguns cânceres. Ela é naturalmente pobre em gordura e pode ser consumida como parte de uma dieta saudável.

Uma coisa é comer três fatias de polenta de forno, que resultam em 132 calorias, junto com uma porção de 100 g de arroz integral, de 110 calorias, e 100 g de um contra-filé, com 135 calorias, o que totaliza 377 calorias.

Sim, neste caso é bom evitar o consumo em excesso de polenta e caso o iogurte tenha açúcar, substituir por iogurte zero açúcar.

Comidas com gordura, açúcar e comidas apimentadas pioram a diarreia e devem ser evitadas. Comer pão, arroz, polenta e massa, em alguns casos, podem melhorar a consistência das fezes.

Polenta cozida (genérica)
30 g: aproximadamente 12 g de carboidratos; 100 g: aproximadamente 40 g de carboidratos; 1 xícara: aproximadamente 96 g de carboidratos.

Portanto, como a polenta é considerada uma boa fonte de carboidratos, ainda que complexo, o seu consumo em um programa alimentar deve ser feito com moderação, especialmente se você for diabético.

Alimento de extrema versatilidade pode ser o acompanhamento de vários pratos. A polenta é um ótimo acompanhamento para a comida do dia a dia. Seu preparo é feito a partir do fubá, de maneira simples e com poucos ingredientes. São poucos passos, mas que requerem cuidado.

O alimento também é fonte de niacina, zinco, ferro, potássio, fósforo e magnésio, elementos essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e do organismo como um todo; O fubá também é conhecido por diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

O fuba em si não tem problemas. O importante é priorizar comida de verdade: muitos legumes, verduras, frutas, carnes magras e fazer exercício físico regular. Evitar açúcar, farinha e gorduras em excesso.

Mas se você não se animou com a ideia de comer macarrão todo santo dia, confira também receitas com cuscuz de milho, canjiquinha, polenta. Esse pratos são ótimos para substituir o arroz, sem deixar o cardápio cair na mesmice.

A polenta é um prato típico da Itália feito principalmente à base de fubá e água. Seu preparo não tem segredos e, por ser considerada uma receita neutra, permite a combinação de diferentes guarnições. Ela é uma ótima opção de carboidrato e pode substituir alimentos como pães, massas e arroz nas principais refeições.

A polenta é um alimento forte a base de milho, rica em carboidratos e que fornece muita energia para o corpo, sendo indicado o seu consumo principalmente antes dos treinamentos.

Quais são os nutrientes do fubá e seus benefícios para a saúde? Para começar, o alimento é rico em niacina, zinco e ferro, que, por sua vez, contribui para a manutenção dos glóbulos vermelhos, protegendo o sistema imunológico. O fubá ainda oferece potássio, fósforo e magnésio.