Onde surgiu a moqueca de peixe?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

A origem da moqueca de peixe é um debate até os dias de hoje. Enquanto os baianos juram que a receita original, composta por azeite de dendê e com leite de coco é oriunda da Bahia, os capixabas ignoram por completo essa história, ressaltando que a moqueca é um prato tradicional do Espírito Santo.

A origem da Moqueca
Sua origem é fruto de influências indígenas, africanas e portuguesas, misturando técnicas e ingredientes dos diversos continentes em um prato autenticamente nacional. Uma das grandes influências para o surgimento da moqueca foi um prato indígena chamado pokeka.

Para alguns estudiosos da gastronomia brasileira, a origem da moqueca brasileira remontaria à peixada trazida pelos portugueses, à qual os africanos teriam acrescentado ingredientes da sua tradição culinária.

Significado de Moqueca
substantivo feminino [Brasil] Guisado de peixe ou de mariscos temperados com azeite-de-dendê e pimenta.

Uma contribuição de dar água na boca é na culinária cearense. Atribui-se a eles a origem da Peixada, criada a partir da necessidade de repor as forças em alto-mar. Postas de peixe, legumes, caldo, ovos, cheiro verde…

capixaba

A moqueca mais famosa do Brasil é a #capixaba e aqui no Tucanos você encontra – Foto de Tucanos Restaurante, São Mateus - Tripadvisor.

Tem que ser na famosa panela de barro. O utensílio que será utilizado na preparação da moqueca tem 1,4 metro de diâmetro e foi produzido pelas paneleiras em Goiabeiras, em Vitória. Já o tacho, onde ocorre a preparação do prato principal, "a maior moqueca do mundo", mede 2,5 metros de diâmetro.

Moqueca capixaba
O Espírito Santo recebeu influência indígena e portuguesa na elaboração da moqueca, prato que tem um dia definido por lei para ser comemorado na capital Vitória: o dia 30 de setembro. Uma curiosidade é que o prato é preparado com panelas especiais, feitas pelas paneleiras de Vitória.

Moqueca – Tradicional cozido baiano preparado na panela de barro, feito com tomates, cebolas, pimentões, pimenta de cheiro e temperos verdes, regado ao leite de coco e azeite de dendê. Ensopado – A versão da moqueca baiana sem dendê, onde substituímos o azeite de dendê por extrato de tomate.

A Moqueca Capixaba é referência do Espírito do Santo e conhecida principalmente devido ao seu sabor e aroma inconfundíveis. Além disso, o prato é um feito essencialmente capixaba, trazido pelos índios há mais de 400 anos.