Pode comer linguiça calabresa sem fritar?

Perguntado por: lsalgado7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O consumo de toda carne crua possui um risco e não deve ser feito sem atenção. Esse risco só é eliminado com a cocção ou fritura da proteína em temperaturas superiores a 70 graus. A carne consumida malpassada possui menos risco do que a carne crua, mas não está livre de contaminação como uma carne bem passada.

A linguiça calabresa, apesar de extremamente apetitosa, esconde diversos riscos para a saúde. Ela faz parte do grupo de alimentos que possuem um alto poder inflamatório, podendo originar alergias e problemas no estômago.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os embutidos se encontram na categoria de alimentos cancerígenos, juntamente do álcool e do tabaco, desde 2015. Assim, o consumo excessivo de linguiça não é aconselhado por especialistas da área da saúde.

Como saber se a linguiça está estragada
Revestimento pegajoso: a superfície mais pegajosa do que o normal pode indicar a presença de fungos; Manchas 'coloridas': sinais azulados, amarelados ou esverdeados têm grandes chances também de serem fungos; Recheio 'aerado': a tripa da linguiça costuma ser densa e compactada.

Um dos benefícios da pimenta calabresa é que ela possui ação antioxidante, capaz de inibir os radicais livres e a combater inflamações em todo o corpo. Além de auxiliar no bom funcionamento do intestino, uma vez que o seu consumo acelera o metabolismo.

Os principais riscos são as contaminações por microorganismos, como enterobactérias (que vivem no trato intestinal), vírus e protozoários. Na carne bovina e de porco podem ser encontrados salmonela, a shigella e escherichia-coli.

Evite carne de porco ou salsicha de porco crua ou mal cozida, a menos que tenham sido congelados durante algumas semanas para matar o parasita.

linguiça calabresa é só a carne do porco. e linguiça tipo calabresa é uma misturada danada, é ruim, não vale a pena.

A linguiça calabresa é o produto obtido exclusivamente de carne suína, curado, adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa, submetida ou não ao processo de estufagem ou similar para desidratação e/ou cozimento, sendo o processo de defumação opcional.

Diferente das linguiças para a churrasco, a calabresa, feita exclusivamente de carne suína, é curada e normalmente também é defumada. Ou seja, ela passa por um processo de pré-cozimento e não é muito indicada para o preparo de churrascos.

Caso seja cozida, linguiça fica ressecada e sem gosto
Se liga nessa dica da Aurora para o Churrasquinho do ge: a linguiça toscana não requer preparação especial antes de ir para a churrasqueira. Não se deve lavar, nem ferver a linguiça para levá-la à grelha.