Pode comer farinha de mandioca todos os dias?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Devido ao seu alto índice glicêmico, a farinha de mandioca e seus derivados não é indicada para pessoas com diabetes ou que fazem algum tipo de dieta hipercalórica, pois o seu consumo em excesso pode ser prejudicial nesses casos. Mas calma! A farinha de mandioca só faz mal se consumida em excesso.

Para aproveitar o sabor e os benefícios nutricionais da farinha de mandioca sem engordar, é recomendado comer apenas 1 colher de sopa dessa farinha por dia, que pode ser acrescentada no almoço ou no jantar.

Entre os benefícios da farinha de mandioca estão as fibras presentes no alimento, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de seu potássio que previne câimbras e o magnésio, que ajuda a controlar a pressão arterial.

No entanto, a farinha de mandioca deve ser consumida com moderação por ser rica em carboidratos que podem engordar, principalmente quando for consumida em preparações com muita gordura, como farofa de bacon e frituras, por exemplo.

Os benefícios da farinha de mandioca envolvem ser uma fonte de fibras, muito energética e fonte de minerais importantes para a sua saúde. Bastante calórica, ela é fonte de energia e fica melhor ainda quando combinada com fontes de proteína. Além disso, ela contém fibras que favorecem o bom funcionamento intestinal.

Mandioca. Conhecida por diversos nomes em nosso país – macaxeira, aipim, mandioca-mansa e mandioca-brava – é um dos legumes para ganhar massa muscular. É um carboidrato complexo, então apresenta alto valor energético e é fonte de fibras.

Benefícios da mandioca na dieta
Ou seja, são carboidratos menos calóricos, que se transformam aos poucos em energia para o corpo. Ao contrário do arroz branco, por exemplo, que se converte em açúcar no processo de digestão e é rapidamente absorvido pelo corpo, aumentando assim as taxas de glicose no sangue.

A farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul foi a primeira a receber a Indicação Geográfica no Brasil. E os pesquisadores garantem: ela está cada vez melhor! Com pequenos ajustes no processo de fabricação da farinha, conseguiram enquadrar 70% das amostras como Tipo 1, de acordo com a legislação vigente.

É pobre em gorduras: A ausência de gordura em sua composição é um dos maiores benefícios da farinha de mandioca. Ela oferece uma opção saudável de carboidratos e vitaminas sem o acompanhamento indesejado do colesterol e das gorduras saturadas.

Em relação à farinha de trigo, a farinha de mandioca oferece benefícios como conter uma maior quantidade de fibras e vitamina C, além de não ter glúten – portanto, ela é uma boa opção para pessoas que não podem consumir essa proteína.

Além disso, as farofas prontas possuem em sua composição gordura saturada que fazem mal para o coração por aumentarem o colesterol ruim (LDL) e uma alta quantidade de sódio. Por isso, atenção para aquelas pessoas que consomem a farofa pronta diariamente e em grandes quantidades.

Existem 139 calorias em 3 colheres de sopa (35 g).

- Dê preferência aos alimentos de baixo índice glicídico: frutas, alimentos integrais, tubérculos (ex. Batata doce, mandioca, cenouras), etc. E evite os de alto índice glicídico (>70): farinha branca, bolo, batata inglesa, arroz branco, macarrão, massas, tapioca, refrigerante, açúcar.

Devido ao seu alto índice glicêmico, a farinha de mandioca e seus derivados não é indicada para pessoas com diabetes ou que fazem algum tipo de dieta hipercalórica, pois o seu consumo em excesso pode ser prejudicial nesses casos.