Pode comer carne seca pura?

Perguntado por: ofrutuoso6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Conforme informamos em todas as nossas embalagens, não é recomendamos consumir carne seca ou jerked beef sem dessalgar. O procedimento de dessalgar a carne seca, é um fator importante para a sua saúde, além de ser fundamental para você poder saborear o verdadeiro sabor da carne seca.

Entretanto, a nutricionista alerta para a importância de dessalgar as carnes seca, de sol e charque antes do preparo, podendo causar problemas de hipertensão, cardíacos e renais caso haja consumo excessivo de sal a longo prazo.

Carne seca é permitida na dieta Dukan
A carne seca (do tipo bresaola, uma carne que é seca durante dois meses e geralmente servida em fatias finas, de acordo com a Gastrolândia) está permitida na fase de ataque dieta Dukan.

Segundo o infectologista, doutor Caio Rosenthal, o consumo de toda carne crua possui um risco e não deve ser feito sem atenção. Como a carne não é estéril, ela pode ser contaminada por vírus e parasitas durante o processo de abate.

“A carne-seca é feita em um processo mais industrial e fica um pouco mais salgada que as outras.

A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino.

Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia. Cortes dianteiros são mais gordurosos e costumam ser mais saborosos. Pedaços mais uniformes vão cozinhar de maneira uniforme.

As carnes vermelhas, como as carnes magras, são uma excelente fonte de proteína. Evitá-las em sua dieta pode ser um erro, pois em apenas 100 gramas de carne moída magra existem mais de 27 gramas de proteína.

Se puder, opte por carne de gado alimentado com capim, que fornece mais ácidos graxos ômega 3, benéficos ao coração, e vitamina E, rica em antioxidantes, em comparação ao gado alimentado com ração. Dica - Prefira os cortes magros, como lagarto, contrafilé, filé mignon, alcatra, fraldinha ou carne moída 95% magra.

Peito de frango
O frango é um dos principais alimentos para ganho de massa muscular e não pode faltar no cardápio de quem tem foco na hipertrofia. As variações de consumo são cozido, assado, grelhado e ao molho. Cada porção de 100 gramas de peito de frango tem 31 gramas de proteína de alta qualidade.