Pode comer carne de charque crua?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Segundo o infectologista, doutor Caio Rosenthal, o consumo de toda carne crua possui um risco e não deve ser feito sem atenção. Como a carne não é estéril, ela pode ser contaminada por vírus e parasitas durante o processo de abate.

Segundo o Dr. Daniel Bratan, médico nutrólogo e endocrinologista, a princípio qualquer carne poderia ser consumida crua se fosse proveniente de um animal sadio. Isto é, que não possuísse qualquer enfermidade ou parasitose.

O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol. Isto confere ao charque uma textura mais firme que a carne seca, que é mais maleável.

Para a elaboração do charque é preciso, antes de tudo, optar por uma carne que tenha gordura. Os cortes utilizados geralmente são os menos nobres da parte dianteira do boi. Atualmente o charque também é feito com cortes nobres como alcatra e contrafilé.

Carne vermelha
Salmonella – Como falamos acima, estas bactérias causam infecção.

"A triquinelose, que provoca alterações musculares graves, por exemplo, pode estar relacionada tanto ao consumo de carne mal cozida de veados [além de onças, ursos e morsas] como de porcos, que ainda estão sujeitos à hepatite E, presente em ostras e que na Ásia e na Europa tem ganhado importância", explica Lauro ...

Com aparência similar à carne seca, o jerked beef é um produto que se difere pela adição de sais de cura (nitrito de sódio) durante seu processamento de salga e pela utilização de embalagem a vácuo para comercialização, o que permite uma melhor aparência e durabilidade do produto.

Charque. Este tipo de carne seca é geralmente feito com carnes de segunda, como ponta de agulha e outras partes dianteiras do boi. Ela é bem mais rústica e desidratada que a carne seca, pois é feita com mantas mais finas de carne, e com carnes menos nobres.

Depois de subir 18% em 2020 e ficar escassa na mesa dos brasileiros, a carne continua registrando alta nos supermercados, devido a problemas climáticos e aumento dos custos na linha de produção.

Jerked beef é considerado pela indústria de alimentos como uma “evolução” do charque. Jerked beef difere do charque pela adição de sais de cura no início do processamento, e pela utilização de embalagens à vácuo para a venda do produto final.

Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia. Cortes dianteiros são mais gordurosos e costumam ser mais saborosos. Pedaços mais uniformes vão cozinhar de maneira uniforme.

carne bovina

O charque é a carne bovina salgada dessecada, que é o produto obtido pela salga forte de mantas de carne desossada em alguns dias de operação, seguido de sua exposição ao sol, em varais, até atingir o ponto de dessecação que permita a conservação em condições ambientais.