Pode comer arroz e frango depois do treino?

Perguntado por: arebelo5 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Uma boa refeição pós-treino, segundo o nutricionista César Grosso, da CNutre Nutrição Inteligente, deve ter de 3 a 4 partes de carboidrato (arroz, macarrão, batata) para uma parte de proteína (um bife de carne, um filé de frango ou um peixe).

No pós-treino para hipertrofia, você pode consumir líquidos, como água de coco e sucos sem açúcar. Pode comer proteínas de origem animal, frango, peixe, ovo, queijos brancos e iogurtes naturais. Os carboidratos complexos também são bons aliados, porque fornecem energia a longo prazo e provocam a sensação de saciedade.

É bom comer arroz branco após o treino? Após o treino, o corpo precisa de reabastecer as reservas de glicogénio que os músculos utilizam durante o exercício. Portanto, é aconselhável o consumo de hidratos de carbono, sendo o arroz branco e as batatas os alimentos ideais, uma vez que também são fáceis de digerir.

Como a rotina e a fome nem sempre são iguais para todos, é possível optar entre jantar depois da academia ou fazer um lanche. “Dessa forma, se o pós-treino for o jantar, consumir carnes, ovos ou peixes combinados a arroz, batata ou pão, por exemplo.

Além de apresentar essas vantagens em relação à versão comum do cereal, o arroz integral também é utilizado como base de um programa alimentar: a dieta do arroz integral. O frango é um alimento rico em proteínas magras, que são componentes essenciais para a construção muscular de maneira saudável.

O que não comer depois do treino?

  • Refrigerantes;
  • Comidas congeladas, como pizza e lasanha;
  • Carnes embutidas (salame, mortadela, presunto);
  • Fast-food;
  • Frituras.

Comer alimentos pesados e gordurosos
Por isso, no pós-treino, o ideal é ingerir alimentos com carboidratos e proteínas, que ajudam na reposição da energia e na restauração muscular. Também evite ficar muito tempo sem comer após o treino. O mais indicado é fazer uma refeição em até 30 minutos depois das atividades.

Nutrientes pós-treino
Dessa forma, o que comer depois do treino deve ser preferencialmente rico em carboidratos, para reposição do glicogênio, e proteína, para a recuperação muscular, conforme sinalizado nos melhores alimentos pós-treino.

Ao ingerir o ovo no pós-treino, seus músculos irão inchar e crescer, garantindo, assim, o aumento de massa muscular e recuperação do corpo. Já a ... “O ideal é comer um ovo pós-treino. Se quiser ingerir mais proteína, quebre outra clara e adicione à receita”, sugere a nutricionista Ariane ...

O que é bom comer depois do treino? Iogurte, leite e ovo podem ser os representantes mais famosos quando falamos de proteínas, mas há uma série de outros alimentos ricos neste macronutriente, sabia? O clássico prato brasileiro arroz com feijão é uma fonte de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA.

Bom para os músculos: o arroz integral é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da massa muscular, já que o seu consumo mantém um nível de energia ao longo do dia. Como é um carboidrato de digestão lenta, não há picos de açúcar no sangue.

Para os praticantes de atividade física, a dupla é uma ótima fonte de proteína magra. De acordo com a nutricionista Dra. Aline Maldonado Franzini de Alcântara, o arroz e o feijão se completam em sabor, em fonte de energia para o corpo e oferecem nutrientes importantes ao organismo.

A sugestão é escolher boas fontes de proteína (ovos, frango, peixe ou carne) associada a boa fonte de carboidratos (aipim, batata-doce, arroz, inhame, banana).

Assim sendo, o feijão deve ser inserido na alimentação com 1 a 2 horas antes do treino; e após o treino, deve ser consumido depois de 2 a 3 horas que a atividade foi finalizada.

Assim, juntos, ajudam a reparar os músculos. Fonte de carboidrato, o arroz ainda fornece energia, outro combustível importante para o processo de recuperação da musculatura. Quanto e quando consumir: 1 concha de feijão e 2 colheres (sopa) de arroz, de três a quatro vezes por semana.