Pode comer a polpa do maracujá doce?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Os frutos são consumidos ao natural cortando-o ao meio e ingerindo as sementes e a polpa que as envolve, com sabor agridoce, delicado e de aroma delicado. A carne creme sob a casca pode ser consumida com açúcar, em saladas de frutas e na forma de doce e compotas.

As pessoas podem comer as sementes e a polpa, espremê-las ou adicioná-las a outros sucos. A fruta ganhou recentemente muita atenção por ser uma fonte de poderosos antioxidantes e também por ter outros benefícios para a saúde.

Lave os frutos e corte em duas metades. Retire as sementes e reserve em um recipiente (separe uma parte das sementes para decorar). Em seguida, descasque o maracujá, retire a pele que fica entre as sementes e a polpa carnosa e descarte (o fruto possui uma casca muito na parecida com a casca do tomate).

Com um sabor mais adocicado, o maracujá-doce pode ter sua polpa consumida diretamente, e também é ótimo para receitas de doces, ou até mesmo para acompanhar a salada de frutas.

Com antioxidantes como a vitamina C, flavonoides e betacaroteno, a polpa e a casca do maracujá protegem as células que produzem insulina e ajudam o organismo a absorver os carboidratos lentamente. Essa ação evita picos de glicemia no sangue e auxilia no controle e prevenção da diabetes.

super antioxidante e necessária inclusive para fortalecer o nosso sistema imunológico. Mas mesmo que isso a casca do maracujá Ela é super rica em. fibras. Então essa fibra ela ajuda ela ajuda muito.

Sim. Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. “Por isso ajudam a combater a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono”, esclarece Paula Fernandes Castilho, especialista também em fitoterapia.

Apesar da polpa suculenta, muitos dos benefícios estão na casca ou entrecasca, uma vez que aquela parte branca da fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle da glicemia e do colesterol e no funcionamento do intestino.

O maracujá doce, também conhecido como maracujá açú, é uma fruta originária da América do Sul e muito apreciada por seu sabor único e delicado. Diferente do maracujá azedo, sua polpa é mais suave e adocicada, com notas levemente ácidas.

A Passiflora alata, nome científico do maracujá doce, um tipo de planta de origem na Mata Atlântica e, na maioria das vezes, é escolhido por suas características ornamentais, pois é caracterizado pelo florescimento de flores perfumadas.