O que fazer com as cuecas velhas?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Procure se informar se tem algum programa de reciclagem de roupas na sua cidade, como a Caixa Solidária, ou alguma cooperativa que recolha esses resíduos para vender à uma indústria recicladora. A reciclagem de roupas não é tão difundida no Brasil, mas existe em alguns estados.

O destino ideal para lingeries feitas 100% de algodão ou linho, sem adornos ou elásticos é a compostagem. Existe a opção de fazer isso em casa, enterrando a peça cortada em pequenos pedaços. Mas é preciso que ela seja natural, inclusive no que se refere ao tingimento do tecido.

Porém, ainda assim, a doação de lingerie é opção estratégica de como descartar roupas íntimas. Alguns locais aceitam esses tipos de doação. Esse é o caso do projeto Doe Esperança, da Hope. Através dessa iniciativa, é possível doar pijamas e roupas íntimas, como calcinhas, em bom estado de conservação.

As peças devem estar sem rasgos e devem cumprir sua utilidade (por exemplo, um sutiã sem o fecho não funciona mais como um sutiã, portanto não é uma peça funcional). Para fazer a doação, basta ir até uma das unidades da HOPE que tenham urnas coletoras instaladas.

A primeira opção é doar para alguma instituição que receba e repasse roupas. Outra opção, dependendo do material, é transformar a peça em pano de chão. Por fim, há organizações não-governamentais que recolhem essas peças e trapos e os transformam em novos produtos, como bolsas, toalhas e tapetes, por exemplo.

A dica é cortar as peças em pequenos pedacinhos e usar de enchimento de almofadas, bichinhos de pelúcia, algum outro tipo de objeto têxtil”, aconselha Muniz que, em julho, fez um vídeo em seu canal no Youtube com formas de descartar uma lingerie.

O lixo têxtil
Além das roupas que descartamos, as sobras de tecido provenientes de confecção também são consideradas lixo têxtil – material que, comumente, é depositado forma irregular em aterros sanitários.

Produtos de moda íntima (calcinha, cueca, biquíni, meia, pantys) só podem ser devolvidos se estiverem lacrados: - Não pode ter indícios de uso; - Deve estar com a etiqueta fixada na peça (com código de referência do produto); - Precisa ser enviado na embalagem original.

O ideal é secar as roupas íntimas ao sol ou em lugares bem arejados, como no varal na área de serviço, pois isso ajuda a evitar germes. Após a secagem, o ideal é finalizar com o ferro de passar, pois isso ajuda a eliminar qualquer fungo que possa ter sobrado nas peças.

É necessário passar o fundo da calcinha ou fervê-la para evitar doenças? Mito. Lavar e secar bem a roupa íntima já é o suficiente. Porém, o ideal é que a calcinha seque ao sol.

Se, dentro do seu próprio quintal, a queima resultar em danos à saúde humana ou provocar a mortandade de animais ou destruição significativa da flora, então você não pode queimar.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.

Cobertores, par de sapato, par de meias, casacos, camisa de manga longa, calças, gorros, cachecóis e luvas em bom estado podem ser doados.

Como ganhar dinheiro com roupas velhas? Se você tem muitas roupas em bom estado e sabe garimpar boas peças, abrir um brechó online é uma boa ideia. Você pode vender por meio da melhor plataforma de venda na categoria roupa usada que é o Enjoei, você pode criar uma renda extra ou até criar seu próprio negócio de vendas.

O descarte de uniformes médicos pode ser realizado em toda a área da saúde, desde que não estejam contaminados. Atuamos com a gestão de resíduos sólidos não contaminados classe 2 em todo o território nacional e contamos com parceiros destinadores homologados para a destinação adequada.

Não adianta acumular roupa no varal toda amassada e apertada para secar. Você pode ter ganhado tempo na hora de lavar, mas vai perder o dobro do tempo passando. Regrinha número 2: Use o menos possível pregadores de roupa.