Qual o direito do consumidor quando a roupa encolheu?

Perguntado por: aneves2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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As regras internacionais de lavagem, com símbolos nas etiquetas, devem ser seguidas à risca, mas se assim mesmo algo indesejável acontecer, o consumidor tem direito à troca por uma nova roupa no prazo de 30 dias ou à devolução do dinheiro, conforme o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, explica o Cidoc ( ...

O que você deve fazer? Coloque o condicionador num balde com água morna e ponha a roupa de molho durante 20 minutos. Após esse tempo, estique o tecido com a mão até recuperar seu tamanho original.

O CDC estabelece um prazo de 30 dias para que o estabelecimento corrija o vício de um produto não durável, enquanto o limite aumenta para 90 dias em casos de produtos duráveis. Para vícios aparentes, o prazo começa a ser contado a partir da data de entrega da mercadoria ou da conclusão do serviço.

O Código de Defesa do Consumidor — CDC — obriga o comerciante a trocar o produto (ou outra forma de composição, como desconto no preço, conserto, devolução do dinheiro, dentre outros elencados no CDC) apenas em casos de defeito daquele produto.

Bicarbonato e vinagre
Essa mistura milagrosa ajuda a clarear roupas brancas, a tirar manchas e pode, ainda, salvar suas roupas encolhidas. O primeiro passo é dissolver duas colheres de sopa bem cheias de bicarbonato de sódio em dois litros de água quente e deixar a peça de molho por aproximadamente duas horas.

Tecidos de fibras naturais, como algodão, lã e seda, são mais propensos a encolher, uma vez que essas fibras podem encolher quando expostas ao calor e umidade. Além disso, se as instruções de lavagem não forem seguidas corretamente, isso também pode levar ao encolhimento.

Coloque a peça sob uma toalha esticada e enrole para absorver a água. A roupa deve estar úmida, não muito molhada. Coloque a roupa em cima de outra toalha estendida para finalizar a secagem, e você verá que ela recuperou o tamanho.

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro
Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.

Quando o produto apresenta algum tipo de defeito o comerciante não tem escolha, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o vendedor é obrigado a substituir o produto ou devolver o dinheiro.

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos.

Se o defeito for aparente, a legislação determina o prazo de 30 dias para que o consumidor possa pedir a substituição, caso o produto seja um bem não durável, como alimentos e produtos de beleza. Se for um bem durável, como um eletrodoméstico, um eletroeletrônico, o prazo é de 90 dias.

A garantia contratual é aquela que costuma ser estabelecida pelo fabricante ou fornecedor, e seu prazo é contabilizado a partir da data de emissão da nota fiscal. Já a garantia estendida é aquela que normalmente é vendida pela loja ou por uma outra empresa que não tem relação com o fabricante. Trinta dias.

O Código de Defesa do Consumidor diz que se o estabelecimento tiver uma política de troca, ele tem a obrigação de fazer a substituição. Em ambas as situações, a troca deve respeitar o valor pago pelo produto, mesmo que haja liquidações ou aumento de preço.

4 Dicas para evitar que as roupas encolham

  1. Reduzir a frequência com que lava a roupa. Lavar e secar as suas roupas frequentemente é algo que danifica não só a cor como também o formato da roupa. ...
  2. Respeitar as etiquetas da roupa. ...
  3. Lavar com água fria. ...
  4. Secar ao ar livre.