Qual a diferença do maracujá-roxo para o maracujá-amarelo?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Maracujá-roxo é menos ácido e contém vitamina C, minerais e antioxidantes. Conhecido pela cor da sua casca, o maracujá-roxo é uma variação menor que o amarelo e não possui tanta acidez quanto o tipo mais comum que nós conhecemos.

O maracujá-roxo (Passiflora edulis) é da mesma espécie do maracujá amarelo ou azedo (P. edulis f. flavicarpa), entretanto, possui características menos ácidas do que seu irmão.

Sempre dê preferência às frutas que não estão mais verdes, pois isso significa que elas já estão no processo de amadurecimento. Maracujás azedos devem sempre estar bem amarelinhos, com a casca mais enrugada e sem nenhum sinal de manchas escuras ou rachaduras.

Maracujá Roxo
Sua coloração púrpura é exótica, mas só se dá quando o fruto está maduro – antes da maturação sua casca é verde. O maracujá roxo também é fonte de vitamina C, cálcio, ferro e potássio, possui uma boa quantidade de fibras e conta com antioxidantes que combatem os radicais livres.

O maracujá disponível no mercado mundial é pequeno e a polpa é mais doce, consumida na própria casca com o auxílio de uma colher.

Bastante apreciado na Europa, o maracujá-roxo não é cultivado comercialmente no Brasil, sendo Colômbia, Quênia, Israel e África do Sul os principais países exportadores da fruta. “Não existem variedades registradas dessa espécie no Brasil.

Santa Catarina é reconhecida por produzir o melhor maracujá do Brasil e a adoção dessas medidas é fundamental para manter a sanidade dos pomares com garantia de alta produtividade.

Resumo: Espécie Passiflora edulis Sims, conhecida, popularmente, como maracujá-amarelo, maracujá-azedo, maracujá-roxo, entre outros nomes populares.

De acordo com o pesquisador Raul Castro, vinculado à Embrapa Agrobiologia (RJ), o maracujá roxo apareceu a partir dos cruzamentos controlados, para melhoramento genético, entre maracujazeiros. O resultado foi uma fruta com menos teor de acidez que o maracujá amarelo e maior tolerância às doenças do maracujazeiro.

Maracujás azedos devem sempre estar bem amarelinhos e com a casca mais enrugada. Já os doces devem estar com a casca bem lisa e firme. E quanto mais intensa a cor do roxo, mais maduro ele está.

As substâncias presentes na folha do maracujá podem tranquilizar e provocar sonolência, mas as substâncias da fruta não têm esse mesmo efeito. Então, se você procura o maracujá para se acalmar, é melhor ir em busca das folhas e dos galhos da árvore de maracujá.