O que acontece se não trocar a cueca?

Perguntado por: loliveira7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Peças íntimas mal lavadas podem causar corrimento, dor, febre, alergia, ardência, irritação na pele, infecções de urina graves, anais e penianas, além de inflamações. Segundo a Tommy John, o ideal é trocar as peças íntimas de seis meses a um ano.

Já até postamos por aqui uma pesquisa que mostra que metade dos homens não trocam as cuecas diariamente (leia aqui). O problema é que usar a mesma cueca pode configurar literalmente vários problemas, entre eles: coceira, dermatites, doenças, infecções e até câncer no pênis.

O uso de cueca suja pode causar não só dermatites, mas também a uretrite (infecção do canal da uretra). Se suou muito na academia ou fazendo esporte, troque de cueca depois do banho.

Estudo mostra que homens usam a mesma cueca por até 3 dias.

Risco de usar a mesma cueca novamente
Se não houver o cuidado devido, pode causar, na maioria das vezes, irritações e coceira. O acúmulo de resquícios de suor, urina ou fezes pode provocar sérios problemas de saúde, em ambos os sexos.

Na verdade, a prática pode ser muito benéfica. O contato “pele com pele” promove a produção de ocitocina — o hormônio do amor —, e dormir sem roupas pode aumentar essa produção, colaborando para a sensação de bem-estar e a diminuição do estresse.

A troca diária da roupa íntima masculina evita proliferação de fungos, bactérias bem como de doenças. Além disso, opte por tecidos naturais como o algodão que transpira e respira. Use também peças não tão apertadas porque elas permitem a respiração e a dissipação do calor.

Roupa íntima. Essa categoria engloba calcinhas, sutiãs, cuecas e pijamas e sempre deve ser lavada antes do primeiro uso, já que podem haver fungos e bactérias no tecido.

Não é bom usar roupa íntima das amigas ou amigos em hipótese alguma. Essa orientação existe porque cuecas, calcinhas, biquínis, sungas ou toalhas podem conter, eventualmente, um vírus, um fungo ou uma bactéria.

Causas da incontinência fecal
A incontinência fecal é mais comum em mulheres, pessoas submetidas a múltiplos partos, pacientes idosos e pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos anais ou próximos a essa região.

A recomendação de usar sempre cuecas vem dos médicos! Todos os homens devem usar cuecas — e principalmente para dormir. A Urologia, especialidade da medicina responsável pelo trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor masculino, é incisiva quanto a esta necessidade de usar cuecas em todo tempo.

O mais indicado é que você tenha uma cueca para cada dia da semana e replicar essa quantidade para todo o mês, dependendo da frequência com que você lava suas roupas, por exemplo. No geral, o consenso é de que você não precisa ter mais de trinta cuecas em seu guarda-roupa.

Essa é uma dúvida bastante comum. O melhor é sempre usar um sabão com pH levemente ácido, pouco perfume e sem cor (branco ou transparente), evitando fatores alergênicos que possam causar dermatites ou coceira.

Para desinfetar roupas íntimas é recomendado utilizar na lavagem um sabão bactericida como OMO Antibac , que elimina 99,9% das bactérias e germes, deixando suas peças completamente esterilizadas.

Cuecas (coloquialmente também chamadas pelo singular cueca) são peças da indumentária usada para cobrir e proteger os órgãos sexuais. No Brasil e em Moçambique, cueca é o nome mais utilizado para se referir à peça de roupa interior masculina.

Fazem bem à saúde íntima feminina
Por ser um material mais arejado, que permite a transpiração da área íntima, ele evita a proliferação de fungos e bactérias no local. Com isso, a mulher se previne contra corrimentos, infecções urinárias e candidíase, por exemplo.