Pode comer a casca do maracujá doce?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

a casca do maracujá tem mais vitamina C do que a polpa Você sabia disso e a vitamina C é uma vitamina. super antioxidante e necessária inclusive para fortalecer o nosso sistema imunológico.

A casca do maracujá é rica em pectina, niacina, ferro, cálcio e fósforo. Em humanos, a niacina atua no crescimento e na produção de hormônios, assim como previne problemas gastrointestinais. Os minerais atuam na prevenção da anemia, no crescimento e fortalecimento dos ossos e na formação celular (Gomes 1968).

A casca também pode ser consumida, por ser rica em fibras. Ela também serve para fazer a farinha de maracujá, que pode ser adicionada ao suco, água e alimentos diversos, com o potencial de ajudar na eliminação de toxinas e emagrecimento.

O termo maracujá tem origem Tupi e Guarani que significa 'alimento que se toma de sorvo', ou seja que se bebe de gole, ou lentamente. Com um sabor mais adocicado, o maracujá-doce pode ter sua polpa consumida diretamente, e também é ótimo para receitas de doces, ou até mesmo para acompanhar a salada de frutas.

Apesar da polpa suculenta, muitos dos benefícios estão na casca ou entrecasca, uma vez que aquela parte branca da fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle da glicemia e do colesterol e no funcionamento do intestino.

A casca do maracujá é rica em pectina, um tipo de fibra que aumenta a saciedade e ajuda a emagrecer, além de auxiliar no controle de doenças como diabetes e colesterol alto. A casca dessa fruta pode ser usada para fazer farinha para emagrecer, ou em receitas de sucos e doce.

Ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicose e regula a pressão sanguínea. Com antioxidantes como a vitamina C, flavonoides e betacaroteno, a polpa e a casca do maracujá protegem as células que produzem insulina e ajudam o organismo a absorver os carboidratos lentamente.

Como consumir maracujá
Para comer um maracujá cru, corte-o ao meio e use uma colher para retirar a polpa da casca. A casca não é comestível. As pessoas podem comer tanto as sementes quanto a polpa, ou apenas a polpa.

De forma geral, cascas de frutas e legumes são ricas em fitoquímicos biologicamente ativos, como flavonoides e polifenóis. Basicamente, ao comer a casca, a pessoa irá absorver compostos com propriedades antioxidantes e antimicrobianas.

Remova a parte branca das cascas de maracujá, pois ela pode deixar o doce amargo. Corte as cascas em pedaços pequenos. Em uma panela, adicione as cascas de maracujá e cubra com água. Deixe ferver por cerca de 5 minutos para retirar o excesso de amargor.

Ele pode ser consumido puro, em forma de suco e sobremesas, porém suas propriedades são utilizadas também na indústria cosmética e farmacêutica para fabricação de produtos de beleza e medicamentos.

A principal diferença entre elas, além da acidez da polpa, é o tamanho e formato dos frutos. As frutas da Passiflora edulis f. flavicarpa (maracujá comum ou azedo) são redondas, com casca amarela e grossa, pesam entre 40 gramas e 250 gramas, a polpa é amarela ou laranja e contém elevados índices de acidez.