Pode colocar gelo no ombro com bursite?

Perguntado por: lazambuja . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

No caso da bursite, na fase aguda existe um processo inflamatório evidente, e o gelo é mais indicado. Já após alguns dias costuma existir dor difusa sobre a musculatura e o calor pode ser aplicado.

Se a bursa lesionada for submetida a esforço anormal ou tensão contínua, a inflamação tende a piorar. Dor e inchaço persistentes podem limitar a movimentação, enfraquecendo os músculos. Exacerbações de bursite crônica podem durar vários meses e retornar frequentemente.

O tratamento de bursite envolve, basicamente, algumas medidas sugeridas por médicos especialistas. Entre elas está o repouso, aplicação de gelo no local da inflamação e uso de remédios analgésicos para aliviar a dor.

A piora dos sintomas acontece principalmente com a realização de esforços, ou no período da noite, o que impossibilita o paciente de dormir em cima do ombro afetado. É também um sinal de bursite no ombro a presença de crepitação palpável ou perceptível no momento de fazer a mobilização da articulação.

A terapia com gelo funciona muito bem quando usada após uma lesão aguda, já que o gelo estreita os vasos sanguíneos (vasoconstrição), o que ajuda a prevenir a acumulação de sangue no local, prevenindo o edema e diminuindo a reacção inflamatória no período de recuperação.

As pomadas de diclofenaco, Cataflan ou Remon gel, por exemplo, são boas opções de medicamentos de uso tópico. Para usar basta aplicar uma fina camada na articulação dolorida, 2 a 3 vezes por dia.

O tratamento de bursite deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Exercícios fisioterápicos podem ajudar, desde que orientados por profissionais especializados.

A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.

A bursite é tratada inicialmente com compressas de gelo, repouso e medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Você pode precisar usar uma tipoia ou uma faixa de suporte do ombro para aliviar a dor.

Além de manter a postura, fazer pausas e alongamentos, é importante não sobrecarregar ainda mais os músculos, tendões e articulações da região. Suspenda as atividades físicas que envolvem os ombros e prefira o repouso até a dor melhorar.

No primeiro caso, ela pode durar horas ou dias e normalmente há dor quando a área inflamada é tocada. Além disso, a área afetada pode ficar avermelhada e quente. Já a bursite crônica pode ser resultado de episódios repetidos e frequentes de bursite aguda, que duram semanas ou meses.

Porém, quando tratada adequadamente, a bursite apresenta melhora já nos primeiros dias, e o caso cura-se completamente após algumas semanas.