Pode colocar dente de alho no ouvido?

Perguntado por: rfogaca3 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Realmente, o tempero possui propriedades anti-inflamatórias, porém apenas quando é inserido na alimentação. Em forma de emplasto colocado diretamente no ouvido, além de não resolver a infeção, pode causar alergia e até o acúmulo de fungos e piorar o problema otológico.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

OTO-XILODASE® alivia a dor de ouvido, é uma solução antiinfecciosa e anestésica local, para instilar no ouvido, nos casos de otite.

Aplicar compressas mornas ou frias.
Algumas pessoas recomendam alternar entre as duas a cada 10 ou 15 minutos. Lembre-se, nunca adormeça ao utilizar compressas de aquecimento e nunca deixe as crianças utilizar sem supervisão. Com frio ou gelo deve cobrir sempre com um pano e nunca aplicar diretamente na pele.

OTOSPORIN® é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de OTOSPORIN® não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

Por exemplo, tem pessoas que costumas utilizar pasta de alho dentro do ouvido para amenizar dores e infecções. Realmente, o tempero possui propriedades anti-inflamatórias, porém apenas quando é inserido na alimentação.

Uma compressa quente e húmida pode produzir o mesmo efeito. Além disso, se estiver a sentir dor, colocar um pano morno ou uma almofada térmica sobre o ouvido pode ajudar. Ambos aliviam a dor generalizada no maxilar e na cabeça. Basta deitar água quente sobre um pano limpo, espremê-lo e segurá-lo sobre o ouvido afetado.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

Alguns especialistas indicam o uso de gotas à base de álcool toda vez que a água entra e fica no canal porque ele absorve a água, ajuda a secar o ouvido e pode mesmo eliminar bactérias e fungos.

A infecção fúngica causada pela Candida albicans não leva à formação de nenhum fungo visível, mas geralmente causa secreções brancas, espessas e cremosas. Os furúnculos causam dor intensa. Quando se rompem, é possível que saia do ouvido uma pequena quantidade de sangue e pus.

O catarro no ouvido sai sozinho, na maioria das vezes, o que pode ser estimulado com técnicas para aumentar a pressão no ouvido e ajudar a desobstruir o canal. Conhecida como Manobra de Valsalva, a pessoa fecha a boca, tampa o nariz e tenta expelir o ar, forçando-o até as Trompas de Eustáquio.

Remova a cera do ouvido de forma simples com o auxílio de Cerumin. Esta solução otológica permite diluir a cera do ouvido, limpando e desinfetando a área.

O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média, por 10 dias. Já na otite interna, que é um caso mais grave, o quadro do paciente pode evoluir para meningite e encefalite, por isso o tratamento é hospitalar e não há previsão de tempo médio para curar a condição.

Para isso, descasque três dentes de alho e deixe-os repousar na quantidade equivalente a um copo de óleo vegetal como azeite, óleo de coco, óleo de semente de uva, entre outros; durante 30 dias em um recipiente de vidro bem escuro. Depois coe e coloque o óleo de alho na geladeira para melhor conservação.

Secreção saindo do ouvido é sintoma de infecção
“Alguns sintomas costumam se associar às infecções de ouvido, como queda da audição, sensação de ouvido tampado e, principalmente, a otorreia, que é quando o ouvido purga”, explica o otorrinolaringologista Henrique Garchet.