Pode colocar algodão com álcool para febre?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 2 de julho de 2023
3.9 / 5 10 votos

1) Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Use água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação, principalmente quando se trata de bebês e crianças pequenas.

O uso de compressas de álcool para baixar a febre, por exemplo, é comum em algumas culturas, inclusive a brasileira, mas pode ser fatal. Há poucos meses, essa prática tirou a vida de um menino de apenas dois anos na China.

Essa prática não é indicada. Além de ser ineficaz, a pessoa pode inalar a substância.

As compressas caseiras são feitas a partir de panos macios de algodão. Eles devem ser molhados em água corrente na temperatura fria-ambiente. Nada de água resfriada! Ela pode causar outros problemas, como queimaduras no rosto da criança devido à pele ainda ser fina e muito sensível.

Vick Vaporub é um unguento para ser passado no peito, pescoço ou costas ou pode ser adicionada a água quente. O medicamento libera três ingredientes ativos, os quais são inalados pelo paciente para proporcionar alívio da tosse, congestão nasal e mal-estar muscular que acompanham as gripes e resfriados.

Cordão umbilical: passo a passo para limpar
Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete.

O álcool 70% é o mais utilizado no processo de antissepsia da pele, pois age de maneira instantânea nos microrganismos e de forma satisfatória na prevenção de infecção.

Um banho morno pode ser a primeira tentativa. Compressas frias na testa, feitas com uma toalhinha dobrada em três partes, ajudam a baixar a temperatura sem prejudicar a resposta imune. Entre os tratamentos naturais para baixar a febre naturalmente está a hidroterapia.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

Beber bastante líquido durante o estado febril também é importante, para evitar a desidratação. Porém, é importante lembrar que métodos físicos possuem pouca eficácia e a utilização de medicação adequada para controle da febre deve ser sempre orientada por um médico1.

Mantenha a criança em observação e repouso e, se em 48 horas a febre não baixar, procure um médico imediatamente.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.

Umedeça um pano com água fria ou levemente morna e coloque sobre a testa do bebê. Um pano menor também pode ser utilizado nos pulsos. Parecido com as compressas, o banho morno também ajuda muito na hora de abaixar a alta temperatura corporal do bebê.