Pode colocar água gelada na afta?

Perguntado por: iaparicio7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Gelo. Pode parecer bobo, mas o gelo também age como remédio caseiro para afta. O gelo ajuda a diminuir a inflamação e alivia a dor, além de cicatrizar a afta. Você pode colocar cubos de gelo três vezes ao dia sobre a afta.

Frutas cítricas ou ácidas, como laranjas, limões e morangos. Alimentos demasiado duros, como tostas ou frutos secos. Alimentos ou bebidas quentes (como café)

Cubo de gelo: coloque um cubo de gelo diretamente sobre a afta, pois a temperatura baixa ajuda a amenizar a dor temporariamente; Medicamentos para afta: pomadas e géis anestésicos e anti-inflamatórios também podem ajudar a amenizar o desconto.

Alívio natural
As opções incluem enxaguar a boca com uma solução de água salgada e bicarbonato de sódio; aplicar pedaços de gelo na afta e evitar alimentos ácidos ou condimentados até que ela desapareça; e escovar os dentes com cuidado para não agravar o tecido ao redor da bolha.

Segundo Marta Silvestre, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, as aftas doem muito nos primeiros dias, quando há "ulceração da membrana que cobre um tecido, com aumento de vascularização”. As fibras nervosas expostas, por isso o ardor.

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.

Por que as aftas doem tanto? As aftas são lesões ulceradas: há exposição do tecido conjuntivo, que é rico em vasos e nervos, o que provoca dor. Além disso, o quadro pode ser agravado por infecções causadas por microorganisrnos do meio bucal.

Vinagre. O vinagre de maçã possui algumas propriedades antimicrobianas que podem contribuir para reduzir o desenvolvimento e a reprodução de bactérias. Dessa forma, ele é uma ótima forma de acabar com as aftas rápido, pois ele contribui para a remoção das bactérias que podem atrapalhar o processo de cicatrização.

A dica para distinguir ambas as lesões é o tempo de evolução, que costuma ser curto nas aftas simples, mas não melhora nas lesões malignas. A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz.

A abrasividade pode ser prejudicial
Inclusive, pesquisadores já relacionaram uma ligação entre o aparecimento de aftas e o uso de cremes dentais que contenham SLS (Sodium Lauryl Sulfate – ou, em português, Lauril Sulfato de Sódio).

Para tratar as aftas, deve misturar uma colher de sopa do vinagre com meia chávena de água quente. De seguida enxague a boca com esta solução durante um ou dois minutos. Enxague bem a boca com água simples. Pode continuar a repetir este procedimento todas as manhãs e noites, até que a afta cicatrize.

Porém, como elas não possuem comprovação científica de sua eficácia, deve-se ter cuidado para não piorar o quadro ao invés de melhorar. Produtos abrasivos como álcool, sal ou bicarbonato em pó, puros, devem ser evitados, assim como enxaguantes bucais que contenham álcool.

Mas colocar sal na afta não é recomendado. A ideia por trás desse remédio caseiro é que o sal pode ajudar a secar a afta. No entanto, isso pode ser bastante doloroso e pode até irritar ainda mais a área afetada.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac