Pode colocar açúcar na orquídea?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Com base nos dados obtidos, pode-se concluir que os substratos alternativos utilizando bagaço de canade- açúcar podem ser indicados e utilizados no cultivo de orquídeas destes gêneros, preservando o xaxim do extrativismo.

Se irrigamos a planta usando água com açúcar, ele pode servir de alimento para microrganismos”, explica Daniel. Muitos desses microrganismos são prejudiciais às planta e podem causar doenças.

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.

Se você adubar a orquídea uma vez por semana com NPK 30-15-15, logo surgirão novas raízes, que são verdes na ponta e mais claras no comprimento. Essas pontas coloridas são justamente uma comprovação de que a planta respondeu ao tratamento: são as células mais ativas das raízes, responsáveis pelo crescimento.

Fertilizante Forth
A aplicação deve ser feita nas folhas e raízes, a cada 15 dias, até as flores abrirem. Quando isso acontecer, o uso deve ser pausado. Atenção: o fertilizante Forth Orquídeas Manutenção deve ser utilizado só quando a planta está sem flor.

As plantas daninhas competem com o cafeeiro por luz, água e nutrientes, e o manejo ineficiente dessas pode afetar negativamente o crescimento vegetativo e a qualidade dos frutos da lavoura.

Quem toma água com açúcar em geral acredita piamente que ficará mais tranquilo, e, por isso, consegue de fato acalmar-se. Em situações estressantes, a mistura também pode trazer uma sensação de tranquilidade, pois nessas condições, o corpo produz mais adrenalina, aumentando o gasto de energia.

Além de manter as condições adequadas de luminosidade, ventilação e hidratação, é preciso garantir um substrato rico em nutrientes para que as orquídeas possam florescer. Para isso, aposte no uso de adubos com nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes (adubos NPK) ao menos uma vez por mês.

Canela em pó estimula floração em orquídea.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

No caso da orquídea, uma opção bastante encontrada no mercado é o adubo mineral, que é indicado pela sigla NPK. Essas três letras representam as substâncias: nitrogênio, fósforo e potássio. Apesar de terem os mesmos nutrientes, eles recebem três classificações diferentes, de acordo com proporção de cada substância.

Cinco dicas para manter sua orquídea saudável

  1. Deixe a flor com luminosidade indireta e ventilação. Orquídeas precisam de luz indireta, uma boa iluminação sem a forte incidência do sol. ...
  2. Mantenha a planta úmida, não encharcada. ...
  3. Replantio tem hora certa. ...
  4. Misture substratos.

O processo é simples: compre o adubo NPK 10-10-10 ou NPK 18-18-18 que você encontrar na loja especializada ou na floricultura. Dilua o pó na seguinte proporção: 1 colher de sopa para 1 litro de água. Uma vez por mês, regue a sua orquídea com essa água cheia de nutrientes!

Onde deixar as orquídeas
Aí, é só encontrar outo espaço na casa, que continue sendo fresco e sem sol direto. Para manter o verde saudável e bonito das folhas de orquídeas, passe um pano úmido para remover o pó e utilize fertilizantes.