Pode caminhar no puerpério?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, corrida são um excelente começo. Elas devem ter duração de 30 minutos por dia, cinco dias da semana e são um excelente começo.

Após um parto normal sem complicações, a mãe pode retomar atividades físicas leves em aproximadamente 15 dias.

Por isso, o acompanhamento de um profissional de saúde é aconselhado para a prática de atividade física como musculação, hidroginástica, yoga, pilates e exercícios físicos para o fortalecimento dos músculos que sustentam os órgãos da pelve (aqueles localizados na região do quadril).

Esforço físico excessivo
Andar, varrer a casa, levantar e abaixar sozinha. São atividades simples, mas podem ser desafiadoras nos primeiros dias após um parto cesárea. A cicatrização da incisão leva em média 15 dias – quando geralmente é marcado o procedimento para retirada dos pontos.

E para preservar a sua saúde, as mulheres que que acabaram de dar à luz devem tomar alguns cuidados, como: realizar repouso relativo; não fazer atividades que exijam grande esforço físico; alimentar-se de maneira equilibrada sem excessos de gorduras, açúcares e sal; manter-se hidratada; observar o sangramento e ...

Puerpério é o período após o parto em que o sistema reprodutivo da mulher retorna ao seu estado normal. Geralmente dura de seis a oito semanas e termina com a primeira ovulação e o retorno da menstruação. Este momento se inicia logo no primeiro dia após o parto do bebê, sendo necessário alguns cuidados específicos.

Contudo, os médicos se preocupam também o período de uso da cinta. No caso, o obstetra Rosa Filho aconselha que isso seja realizado apenas 72 horas após o parto. E ainda reforça que o uso deve ser o mínimo possível, em torno de seis a oito horas diárias, e “não mais do que 20 dias depois do parto”.

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos.

Especialistas afirma que a partir de cerca de seis semanas após o parto, fazer exercícios abdominais pode ser uma maneira eficaz de ajudar a tonificar e fortalecer esses músculos. Uma maneira de começar é com um exercício simples chamado inclinação pélvica. Para fazer isso, deite-se de costas com os joelhos dobrados.

Já depois da cesariana, que tem recuperação mais lenta, um mês depois da cirurgia pode-se voltar a fazer atividades físicas leves e que não forcem muito a musculatura abdominal: caminhadas leves a moderadas, alogamento de braços e pernas.

O que acontece se eu tiver relações sexuais antes dos 40 dias após o nascimento do bebê? Nos primeiros 40 dias após o parto não é recomendado que a mulher tenha relações sexuais. Isso acontece por que nesse período o útero e o corpo feminino estão retornando ao seu estado pré-concepcional.

A mulher não pode lavar o cabelo nos primeiros dias da quarentena. Isso é um dos grande mitos sobre resguardo! Não há problema em lavar os cabelos. A lavagem pode ser feita já no primeiro dia do pós-parto, inclusive.

Sim, após 7 dias após um parto normal, é provável que você possa lavar louça, desde que siga as recomendações do seu médico e evite movimentos que possam causar dor ou desconforto abdominal.

Nesse período, os serviços considerados pesados devem ser evitados, como carregar peso, abaixar-se. Dessa forma, o trabalho doméstico é socializado com outras mulheres, na maioria das vezes.

A posição para dormir mais indicada no pós parto é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos, que ajudará a acomodar as costas e evitar dor.

A tristeza pós-parto é quase fisiológica. Dependendo da estatística, de 50% a 80% das mulheres apresentam certa tristeza, ela também é conhecida como baby blues. Essa tristeza e irritabilidade que têm início em geral no terceiro dia depois do parto e dura uma semana, 10, 15 ou 20 dias, e desaparece espontaneamente.