Quais os riscos da inseminação?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

O alto risco e possibilidade de contração de Infecções Sexualmente Transmissíveis (antes conhecidas como DST's) que podem ser transmitidas para a mãe e para o bebê e causar riscos irreversíveis aos participantes e o feto. A auto-inseminação pode sair muito cara, afetando a mulher com doenças e infecções graves.

O médico ressalta que a prática não é isenta de riscos. Na verdade, o principal perigo é com relação à saúde da mulher e até mesmo do bebê, visto que, em grande parte dos casos, o sêmen do doador não é testado, assim podendo transmitir uma série de doenças, incluindo HIV, sífilis e hepatites.

Qual é a taxa de sucesso da Inseminação Intrauterina? De 15% a 20%, por ciclo. Mas vale lembrar que, quanto mais idade a mulher tiver, menores são as chances de gravidez. Após os 35 anos, por exemplo, as chances de sucesso, com a Inseminação Artificial, tendem ser menores.

Este procedimento é indolor, e dura em torno de 15 minutos. Feito isso, a mulher pode voltar a sua rotina tranquilamente — evitando realizar esforço físico demasiadamente —, e realizar um teste de gravidez — de preferência o Beta HCG — após 12 a 15 dias da realização do procedimento de inseminação artificial.

A taxa de sucesso da inseminação artificial é uma preocupação muito comum dos casais, sendo que quando a técnica é bem indicada suas chances de sucesso giram em torno de 15% por tentativa.

Quanto às desvantagens da inseminação artificial, podemos citar o custo para aquisição dos equipamentos por alguns produtores, falta de mão de obra qualificada, investimento de tempo e atenção na identificação do cio, para que seja o mais assertiva possível, além da necessidade de cuidados sanitários com os ...

A Inseminação Artificial não pode ser realizada por mulheres que tenham realizado laqueadura ou possuam endometriose em estágio avançado, nesses casos é recomendada a Fertilização in Vitro. O processo também é ideal para mulheres com mais de 40 anos, em que as taxas de sucesso da inseminação são baixas.

Sim, existe uma idade máxima para fertilização in vitro. A sugestão fica para tentativas até os 45 anos, com maiores chances de sucesso antes dos 43 e com o Conselho Federal de Medicina (CFM) indicando os 50 anos como limite.

18 anos de idade

Sou gaduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Minha residência médica em Ginecologia e Obst... As técnicas de reprodução assistida, inclusive a inseminação artificial, podem ser utilizadas por pessoas consideradas legalmente capazes e independentes, portanto com 18 anos de idade ou mais.

Inseminação Artificial – também 10% de chance de gestação múltipla; Fertilização in Vitro – 20 a 25% de chance de resultar em gêmeos e 5% em trigêmeos.