É obrigatório o tampão mucoso sair?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Não necessariamente. Apesar de sabermos que o parto pode estar próximo, a perda do tampão mucoso não é um evento que necessite que você vá ao hospital. Se não há perda de líquido amniótico, nem contrações você poderá ficar em casa.

Nem sempre a saída do tampão mucoso vai indicar que é a hora do parto, isso pode levar até duas ou três semanas após. É importante, portanto, saber reconhecer os sinais de contrações. Durante o pré-natal, converse com seu médico e prepare-se para esse momento. Conheça a calculadora de parto.

Ao entrar em trabalho de parto, a mamãe sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

Eliminação do tampão mucoso
Essa secreção preenche o canal cervical (colo do útero), formando uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Quando o colo começa a dilatar, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, a secreção começa a ser eliminada pela vagina. O tampão também é chamado de “sinal”.

À medida que o trabalho de parto se aproxima, o tampão mucoso se solta e é expelido quando o colo do útero começa a se abrir (dilatar). Quanto mais o colo do útero dilata, mais rápido o muco sai da vagina.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

6 sinais que a bolsa vai estourar

  1. Aumento das contrações de “treinamento” ...
  2. Diminuição dos movimentos do bebê ...
  3. Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. ...
  4. Pressão na pelve. ...
  5. Aumento de secreção vaginal. ...
  6. Outras alterações.

4 sinais de que você está entrando em trabalho de parto

  • encaixe do bebê;
  • início das contrações;
  • ruptura da bolsa amniótica;
  • perda do tampão mucoso.

Cada contração começa a ser sentida na região lombar e, em seguida, irradiando para a frente, na parte inferior da virilha. As contrações são sentidas como um aperto geral no abdômen. Uma mudança na atividade ou na posição não diminui ou para as contrações.

Métodos Naturais para Estimular o Parto

  1. Relações Sexuais. ...
  2. Comidas quentes. ...
  3. Estimulação dos mamilos. ...
  4. Comer tâmaras. ...
  5. Comer Ananás. ...
  6. Fazer caminhadas. ...
  7. Aromaterapia, Massagens Terapêuticas e Acupuntura - Terapias Complementares na ajuda ao bem-estar da grávida.

Caso o vazamento ocorra, preste atenção nas características do líquido: se for amarelado e com cheiro semelhante a amoníaco, é urina; se for incolor e praticamente sem cheiro, com um leve odor adocicado, provavelmente é líquido amniótico.