O que a gente sente quando o bebê encaixou?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Alguns sintomas podem indicar que o bebê já encaixou. Pode haver uma melhora na respiração e na azia da mamãe. Devido ao novo posicionamento do bebê, pode ficar mais difícil caminhar.

Por fim, a cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode causar desconforto, com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve. A barriga fica mais baixa e, como existe mais espaço para os pulmões se expandirem, ela respira melhor.

O bebê, já encaixado, se. mexe bastante e as contrações de treinameto já são. sentidas.

Quanto tempo leva para o bebê nascer após o encaixe
Depois que o bebê encaixa na pelve da mãe, é comum que o parto ocorra dentro de algumas semanas. No entanto, a duração exata pode variar de mulher para mulher. O encaixe ocorre quando a cabeça do bebê desce e se encaixa na bacia da mãe.

Pressão na barriga
Um dos primeiros indicativos de que o parto está próximo é quando a mulher começa a sentir mais pressão na parte inferior da barriga – e essa pressão aumenta com o passar dos dias, sinal de que o bebê está cada vez mais baixo.

Você pode até anotar onde está sentindo os chutes. Pequenas cócegas são provavelmente pequenas mãos, enquanto movimentos mais definidos podem ser um joelho, cotovelo ou pé. A cabeça do seu bebê parecerá dura e redonda, enquanto a parte de baixo geralmente parecerá um pouco mais macia.

Colo do útero
O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. — Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra – ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 – 4 cm de dilatação.

Geralmente, a barriga baixa e o encaixe do bebê costumam acontecer na 35ª ou 36ª semana da gestação, principalmente se tratando de gestantes de primeira viagem.

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

Porém, quando o bebê soluça, ele dá um “pulinho” dentro da barriga da mamãe. Além disso, o soluço é ritmado, normalmente os pulinhos acontecem em um mesmo espaço de tempo e demoram mais para acabar. Se você mamãe perceber uns pulinhos em sua barriga, não se preocupe, é apenas seu pacotinho de amor soluçando.

Quando a mãe está deitada de barriga para cima, o bebê possui mais espaço para se mover dentro do útero. Além disso, essa posição permite que o bebê se mova livremente sem encontrar nenhuma resistência, o que pode estimular ainda mais seus movimentos.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

Sim, é possível. Você pode perceber isso semanas ou dias antes de entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto.

Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. O inchaço é algo que acompanha a gestante por vários meses, mas, nas últimas semanas de gestação pode ficar mais acentuado e presente nas mãos e nos pés, por conta da compressão dos vasos sanguíneos promovida pelo crescimento do bebê.

Sentir o bebê chutando na barriga é uma das sensações mais felizes descritas pelas mamães durante a gestação. Isso significa que o feto está crescendo e se desenvolvendo com o passar das semanas. Diferentemente do que muitas mães acreditam, você não precisa esperar o parto para conhecer seu filho ou filha.