Por que o bebê chora ao nascer?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 19 votos

Ao nascer, os pulmões são colocados para trabalhar e os bebês sentem uma dorzinha porque precisam respirar por eles pela primeira vez, colocando para fora o líquido que recebiam da bolsa amniótica e recebendo agora oxigênio! Por isso, é normal que os bebês chorem ao nascer.

O bebê não chorar ao nascer, isoladamente, não indica problema algum. Muitos fazem essa transição de maneira bem suave e calma… e é lindo demais do mesmo jeito!

O choro é uma maneira do recém-nascido encher seus pulmões de ar, expelir o líquido amniótico que estava dentro deles e ajudar na expansão e abertura do órgão. "É o início da troca independente de oxigênio e gás carbônico pelo bebê, ou seja, ele chora para sobreviver sozinho e iniciar a respiração", explica o médico.

Os médicos geralmente. davam este tapinha no bumbum do bebê, fazer com que ele chorasse. Se ele começasse a chorar, ele começaria então a respirar por conta própria, então pro bebê começar a respirar de maneira própria, sozinho.

Os bebês podem chorar desde quando ainda estão no útero materno, como uma forma de treino para dar o primeiro choro no mundo que os aguarda aqui fora.

Geralmente, essa complicação pode acontecer quando o parto ocorre após as 40 semanas de gestação, podendo levar a alguns problemas como a aspiração do líquido pelo bebê. Nestes casos, a aspiração do mecônio pode levar à uma inflamação das vias respiratórias e, consequentemente, dificuldade de respirar.

Se estiver inferior a 100 batimentos por minuto, é sinal de que o recém-nascido precisa de atendimento especial. Entre a avaliação inicial e o início do processo de ventilação não podem se passar mais de 60 segundos.

Não tem reação a sons altos; Falta reconhecimento à origem do som, exemplo quando algo produz som e a criança não se vira em direção ou olha para o local ou objeto de onde veio o som; Não faz sons com a boca (em tentativa de fala como má, dadá, etc.);

A escala de Apgar foi proposta em 1953 pela médica Virgínia Apgar, inicialmente sendo uma rápida análise clínica do recém-nascido. Após mudanças, a escala tornou-se um padrão de avaliação do bebê, sendo a soma de cinco sinais, determinados nos primeiros um e cinco minutos de vida da criança.

Chorar e não ser atendido gera angústia e desamparo para o bebê. E essas sensações vão deixar importantes marcas que vão afetar o desenvolvimento emocional do bebê. Vale lembrar que o choro é uma forma de comunicação do bebê, pelo qual ele expressa seus desconfortos e angústias.

Manter a temperatura corporal entre 36,5 e 37,0ºC, mantendo temperatura ambiente de 26ºC. Monitorizar a oxigenação, através da saturação (Sat) de O2. Manter a permeabilidade das vias aéreas, aspirar boca e nariz, caso seja necessário.

O médico explica que é difícil um bebê de uma semana ter cólicas, por exemplo, isso porque seu estômago não está totalmente preenchido com leite. No caso de cólicas, o especialista recomenda massagens e, se necessário, apertar suavemente a barriga do bebê para liberar os gases.

Quando os movimentos do bebê na barriga começam a ser perceptíveis, muitas vezes, no início, são confundidos com as atividades intestinais. Isso porque, nesse primeiro momento, a sensação é semelhante a de ter gases. Por isso, muitas mulheres dizem ter a sensação de que uma bolha está estourando em seu abdômen.