Estou com cólica mas não desceu posso estar grávida?

Perguntado por: ojordao9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Então, de forma direta, sim, existe uma possibilidade de estar grávida quando se sente cólica e a menstruação não desce, mas só um exame pode dar essa certeza. Se você está preocupada com essa possibilidade, faça um teste de farmácia.

A cólica fora do período menstrual pode ser normal ou não, tudo vai depender de suas causas. Considerada normal é a cólica causada pela ovulação¹. Esses casos, a dor abdominal acontece em mulheres que têm ciclos regulares e cólicas menstruais¹.

Como são as cólicas no início da gravidez? No primeiro trimestre de gestação, as cólicas geralmente são leves e ocasionais, não necessitando, na maioria das vezes, de tratamento medicamentoso.

Se você está tendo cólicas e se sente cansada perto do início do período menstrual, talvez esteja se perguntando se esses sintomas significam que sua menstruação está chegando ou que você está grávida. A única forma de saber se é TPM é se a menstruação vier logo depois.

É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual. Além desses métodos, a ultrassonografia obstétrica de I trimestre também pode auxiliar no diagnóstico da gravidez. A avaliação transvaginal pode visualizar o saco gestacional no interior da cavidade uterina a partir da 5ª semana gestacional.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

O estiramento do abdômen, em geral, também é acompanhado desse incômodo. Ao final da gravidez, a cólica surge na região inferior do abdômen devido a pressão exercida pelo peso do bebê nas estruturas internas do corpo da mulher. Ou então, como sinal de que o parto se aproxima.

Quando a fecundação acontece, algumas mulheres podem apresentar uma cólica leve no 6º ou 7º dia após a relação sexual no período fértil – normalmente mais leve que uma cólica menstrual, podendo ou não estar acompanhada de pontadas no baixo ventre.

3. Cólicas ou dor abdominal. Frequência: comum. Quando surge: entre a 4ª e 5ª semana.

Menstruação atrasada, enjoos e vômitos. Inchaço e dor abdominal, considerados comuns, assim como aumento das mamas e vontade frequente de urinar. Mais cansaço e sono, além de constipação intestinal, alterações no paladar e aversões a odores e cheiros.

-Dor de cabeça leve e persistente; -Seios inchados e doloridos. Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação.

Estresse, viagens, dietas, doenças e medicamentos (incluindo anticoncepcionais) também podem afetar a duração do seu ciclo, sintomas e a duração e intensidade da sua menstruação. Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.