O que fazer para acelerar o parto com 39 semanas?

Perguntado por: ufelix3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 8 votos

Anote aí!

  1. Tenha relações sexuais. O sexo é benéfico por três razões. ...
  2. Coma 6 tâmaras por dia no fim da gestação. ...
  3. Aposte nas comidas “quentes”, como gengibre, canela, pimenta, … ...
  4. Caminhadas longas. ...
  5. Exercícios. ...
  6. Acupuntura. ...
  7. Acupressão. ...
  8. Estimulação dos mamilos.

Relações sexuais são ótimas aliadas, para um bom trabalho de parto. Isso acontece por que o sexo estimula hormônios e estes, atuam “amolecendo” o colo do útero. Outras técnicas como os agachamentos, andar de cócoras, também ajudam neste processo.

Geralmente, o trabalho de parto é induzido por meio da administração de ocitocina, um medicamento que faz com que o útero se contraia com maior frequência e força.

Método Krause – colocação de uma sonda no colo do útero para auxiliar no preparo do colo para o parto. Uso de medicamentos como Misoprostol (comprimido de prostaglandina colocado na vagina em intervalos regulares para indução do parto. Ocitocina (hormônio sintético colocado no soro para induzir contrações uterinas)

Chás e shakes
Alguns alimentos normalmente evitados durante a gravidez, como cravo, canela e gengibre, podem ajudar na reta final, na forma de chás, óleos e shakes.

Banho quente
As duchas e as imersões em água morna agem na dilatação dos vasos sanguíneos e, assim, melhoram a oxigenação e a circulação – isso sem contar, é claro, que dão um alívio imenso para a grávida entre uma contração e outra.

Como fazer a bolsa estourar mais rápido?

  1. Movimente-se. A atividade física pode fazer a bolsa estourar mais rápido. ...
  2. Faça massagens. Uma massagem na barriga ou na região lombar pode aliviar a dor e estimular as contrações.
  3. Use uma bola de parto. ...
  4. Tenha uma alimentação saudável. ...
  5. Hidrate-se. ...
  6. Busque relaxar.

Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos
O inchaço é algo que acompanha a gestante por vários meses, mas, nas últimas semanas de gestação pode ficar mais acentuado e presente nas mãos e nos pés, por conta da compressão dos vasos sanguíneos promovida pelo crescimento do bebê.

Tomar óleo de prímula – O óleo de prímula ajuda o colo do útero a dilatar e ficar mais fino, preparando-o para o parto. No entanto, seu uso só deve ser feito sob orientação do obstetra, que deve também adequar a dose de acordo com a gestante.

Fala-se sobre gengibre e canela, que são alimentos estimulantes e, teoricamente, deixam o útero mais sensível. Assim como o abacaxi que, por ter bromelina, ajudaria a amadurecer o colo do útero”, observou a especialista.

Segundo a nutricionista Michelle Ferreira, além das tâmaras, o abacaxi também é uma das frutas mais capazes de induzir o parto.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

A melhor forma de fazer este exercício é com as costas apoiadas em uma parede e descer lentamente, com as pernas ligeiramente afastadas. Só 5 minutos de agachamento por dia já fazem diferença.

Tomar chá de ervas: Algumas ervas, como a canela e o gengibre, podem ajudar a estimular o útero e promover as contrações. Ter relações sexuais: O orgasmo libera ocitocina, um hormônio que pode ajudar a estimular as contrações.

Quando as contrações se tornam mais dolorosas, prolongadas, durando de 40 segundo a mais de 1 minuto, e com intervalos de 5 minutos ou menos, chegou a hora de ir para a maternidade.

Apesar de você estar com 40 semanas de gestação e não sentir nada, isto não significa que você irá precisar fazer uma cesárea. O primeiro passo é avaliar com está o seu bebê. Ele está com a cabeça para baixo?