Quais as vantagens da inseminação?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A inseminação traz inúmeros benefícios, como: melhoramento genético, cruzamento entre raças, uso de reprodutores após a morte e de animais incapacitados para monta, diminuição no risco de acidentes em geral, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, padronização do rebanho, melhor controle zootécnico, dentre ...

· Permite a reprodução entre animais em diferentes localizações geográficas. · A inseminação artificial pode ser usada na conservação de raças raras ou espécies ameaçadas. Desvantagens: · Requer operadores bem treinados e equipamentos especiais.

A inseminação artificial é uma técnica de reprodução em que o sêmen de um touro é depositado no aparelho reprodutivo da vaca pelo homem, com a utilização de equipamentos específicos, com o objetivo de fecundar uma fêmea sem o contato físico do macho.

- Possibilita inseminar as vacas que não aceitam touros no momento do estro; - Facilita a manutenção de registros perfeitos de prenhez e parto; - A inseminação artificial aumenta a taxa de concepção; - A inseminação artificial permite o uso de touros velhos, pesados?

Riscos da inseminação artificial
Outro risco importante é a possibilidade de desenvolvimento da Síndrome da Hiperestimulação do Ovário (SHO), resultando na produção exagerada de estradiol, hormônio proveniente dos ovários, que aumenta o inchaço e as chances de a mãe desenvolver trombose na gestação.

A inseminação artificial é um método considerado de baixa complexidade, em que a fecundação acontece de forma natural dentro do corpo. É um método muito eficiente utilizado em casos mais leves de infertilidade masculina ou feminina, como disfunções na ovulação.

Como é um procedimento mais simples, pode ser realizado na clínica, sem anestesia, ou no próprio consultório médico. Ela não causa dor e dura poucos minutos, sendo que a mulher pode voltar às suas atividades cotidianas em seguida. Ou, dependendo do médico, após 24 horas do procedimento.

Inseminação Artificial
Em média, o tempo de tratamento dura 12 dias entre a estimulação, controles e inseminação, propriamente dita, segundo o Dr. Marcelo Ferreira. Contudo, o período entre o início do tratamento e a confirmação, ou não, da gravidez dura em torno de um mês.

Este procedimento é indolor, e dura em torno de 15 minutos. Feito isso, a mulher pode voltar a sua rotina tranquilamente — evitando realizar esforço físico demasiadamente —, e realizar um teste de gravidez — de preferência o Beta HCG — após 12 a 15 dias da realização do procedimento de inseminação artificial.

Quanto custa reprodução assistida
A Inseminação Artificial Preço e procedimentos podem variar bastante d eum local para o outro. A reprodução assistida pode custar muito mais que R$ 20.000,00, pois ela pode englobar todas as técnicas de alta complexidade utilizadas dentro do laboratório de reprodução humana assistida.

Investimento: R$ 1.350,00 (inclui coffee break e material didático) – pagamento por pix, boleto (à vista) e cartão de crédito (em até 12 vezes).

Considerando-se apenas o número de bezerros produzidos, e não a melhoria genética do rebanho, a monta natural pode ser mais eficiente do que a inseminação artificial.

A Inseminação Artificial não pode ser realizada por mulheres que tenham realizado laqueadura ou possuam endometriose em estágio avançado, nesses casos é recomendada a Fertilização in Vitro. O processo também é ideal para mulheres com mais de 40 anos, em que as taxas de sucesso da inseminação são baixas.

Evitar longos períodos sentada ou de pé e não ter relações sexuais por 2 semanas. Algumas complicações como sangramentos, devem ser comunicados imediatamente ao médico responsável.