Como saber se o bebê está com fome ou com dor?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Sinais de fome são similares em crianças e adultos: irritabilidade e impaciência são as manifestações mais comuns. Crianças também costumam se inclinar para o alimento e podem chorar. Carla Massuia lembra ainda que algumas delas citam dor de barriga, pois ainda não sabem nomear e entender o que é o “estômago roncando”.

Quando é muito novinho, o bebê entende a fome quase que como uma dor. Dessa forma, ele chora com frequência para expressar fome ou sede. Neste caso, antes de chorar, o bebê manda sinais de que está com fome, chupando o dedo e abrindo e fechando as mãos. O choro é prolongado e vem acompanhado de mão na boca.

Conheça seu bebê
Mas é muito importante ficar atento a alguns sinais para confirmar se a amamentação está sendo o suficiente, como: O bebe soltou o peito sozinho; O som do neném engolindo o leite foi perceptível; O bebe ficou tranquilo e mais calmo após a amamentação.

SINAL DE FOME
A enfermeira diz que um bebê também pode ter outra maneira especial de dizer que está com fome ao adulto. Por exemplo, se ele está dormindo e, de repente, se mexe e começa a murmurar, mostrando que está acordado, pode ser uma indicação de que está desejando comida.

Por que o bebê mamando o tempo todo não é normal? De fato, se o bebê mama o tempo todo, isso não é normal. O primeiro fator para se levar em consideração é o peso, pois, se a alimentação estiver regulada, o RN deve continuar ganhando peso. E, caso ele não esteja engordando, o choro pode ser fome.

Como saber se o bebê está com cólicas?

  1. Encolher e esticar as pernas repetidamente;
  2. Costas arqueadas;
  3. Pernas e braços se movimentando muito, acompanhado de movimentos nas mãozinhas;
  4. Rosto vermelho enquanto chora;
  5. Parece estar com dor;
  6. Barriga inchada ou com gases.

Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

Não existe leite materno fraco. Isso é o que garante profissionais de saúde que atendem bebês e crianças. A pediatra Mayra Aguirre explica que esse é mais um mito da maternidade.

Quando o bebê mama o suficiente e está satisfeito, ele provavelmente estará com uma expressão relaxada, com soninho ou mais “molinho” no colo. Agora, se estamos falando de sinais físicos, você pode notar o tamanho da mama.

O bebê arrotar é importante para que não haja também uma falsa sensação de saciedade. Como ele suga leite e também o ar, o seu estômago enche mais rápido do que o esperado. Com o estômago cheio, o bebê pode acabar recusando o peito sem que esteja de fato alimentado.