É normal bebê mama 5 minutos?

Perguntado por: llacerda3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Não tem problema o bebê terminar de mamar rápido, desde que esteja ganhando peso adequadamente. Há bebês que ficam tão eficientes na arte de mamar que se saciam com mamadas de cinco a dez minutos. A velocidade da mamada também depende da produção de leite da mãe e do quanto ele “desce”.

Bebês recém-nascidos devem ficar perto de suas mães e devem ser amamentados na primeira hora após o parto. O colostro, o leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para recém-nascidos.

Na primeira semana de vida, o bebê costuma molhar uma fralda por dia. Após o quarto dia de vida esse número já deve começar a aumentar, sendo de 4 a 5 fraldas molhadas por dia, indicando que a amamentação está sendo suficiente. A urina do bebê deve ser clara e sem cheiro. E a fralda deve estar pesada e molhada.

Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

Não existe leite materno fraco. Isso é o que garante profissionais de saúde que atendem bebês e crianças. A pediatra Mayra Aguirre explica que esse é mais um mito da maternidade.

O estômago dos pequenos ainda é muito pequeno, então ele se enche rápido. Dessa forma o bebê irá golfar; Por último, quando o bebê não está com a pega correta na hora de mamar ele acaba engolindo muito ar. Esse excesso de ar empurra o leite para cima, causando o golfo.

Por que o bebê mamando o tempo todo não é normal? De fato, se o bebê mama o tempo todo, isso não é normal. O primeiro fator para se levar em consideração é o peso, pois, se a alimentação estiver regulada, o RN deve continuar ganhando peso. E, caso ele não esteja engordando, o choro pode ser fome.

Um bebé pode chorar ou ficar muito agitado quando mama por diversos motivos. Um desses motivos pode ter a ver com um forte reflexo de ejeção do leite, associado, ou não, a hiperlactação. Esta dificuldade costuma ser mais frequente nas primeiras semanas de vida (entre as 2/3 semanas e as 8/10 semanas).

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal. Então a primeira avaliação é o ganho de peso do neném.

Estresse e exaustão podem interferir na produção do leite materno — Ministério da Saúde.

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.

O espirro é comum no recém-nascido, afinal, ele está em outro ambiente, não mais no meio líquido da barriga da mamãe. Nos primeiros dias de vida, o bebê espirra para eliminar secreções do nascimento. Depois, partículas diversas, como poeira, cheiros e temperaturas distintas são motivos para espirros constantes.

Veja, a seguir, algumas sugestões de posição para ajudar seu bebê a arrotar.

  1. Cabeça do bebê apoiada sobre seu ombro. Sente-se de forma ereta e apoie o bebê sobre seu peito. ...
  2. Bebê sentado no colo. ...
  3. Deite o bebê sobre suas pernas.

Se o bebê estiver com um comportamento irritado, agitado (chamamos de “fussy” em inglês), empurrando o peito, gritando, chorando ou dormindo no peito, você pode oferecer o outro lado. Se esse comportamento persistir, em todas as mamadas e ao oferecer os dois lados, procure ajuda.

Esse fenômeno é conhecido como “confusão de bicos” ou “confusão de sucção”. Os sinais de “confusão de bico” são: o bebê passar a mordiscar ou morder mesmo o mamilo, contorcer-se para extrair, jogar a cabeça para trás, ficar com raiva, irritado, chorar e por fim largar o peito.