É normal o bebê resmunga enquanto dorme?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Em muitas pesquisas já realizadas, foi comprovado que os bebês que recebiam menor atenção durante a noite dormiam mais tempo e mais profundamente do que os bebês cujos pais davam colo, carinho e alimentação durante a noite. Nem sempre o resmungar do seu bebê é sinal de um problema grave. O resmungo pode ser passageiro.

Quem nunca acordou o bebê resmungando e não pensou que fosse Dor ou fome? Mas, se tranquilize, pois os bebês resmungam sim durante o sono e muito e isto não significa falta de qualidade no sono ou problemas, e sim , simplesmente que o bebê está em uma fase de sono específica, geralmente o Sono REM.

No sono REM, a respiração é mais rápida e irregular, é possível observar movimentação ocular abaixo das pálpebras e até mesmo outros sinais como a testinha franzida.

Mexer os olhos enquanto dormimos é algo muito comum. Chamado de sono REM, sigla em inglês para movimentos oculares rápidos, essa fase é responsável pelo bom descanso, desenvolvimento cognitivo e preparação para o dia seguinte.

Muitas pessoas emitem um som estranho ao expirar durante o sono – parecendo gemer ou gemer, sendo caracterizado como Catatrenia.

Quando o bebê está gemendo e resmungando, geralmente é porque ele está com algum pequeno desconforto. A diferença é grande porque quando o bebê está com cólicas ele realmente irá chorar muito. 4- QUANDO O BEBÊSE ESPREME” OU FAZ FORÇA, ELE ESTÁ COM CÓLICAS?

20 minutos

Em média, o bebê demora cerca de 20 minutos para entrar em sono profundo logo após dormir. Seguindo o ciclo do sono, depois de alguns minutos ele volta ao sono leve, pode ou não despertar, vai dormir novamente com ou sem sua assistência e voltar ao ciclo, inclusive ao sono profundo.

Geralmente, a postura dele deitado na cama é de entrega total. O seu corpo fica relaxado e é comum que as mãos fiquem abertas. A feição é de tranquilidade e não é difícil ver um sorrisinho de vez em quando. Evite o acordar durante o sono profundo.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Ao fazer contato com os olhos, o bebê está demonstrando que sabe o que é um rosto, que seu cérebro está registrando um rosto conhecido e que ele entende que as expressões faciais podem indicar a forma como uma pessoa está se sentindo.

Bebês devem dormir em colchão firme, cobertos até a altura do peito com lençol ou manta presos embaixo do colchão e os bracinhos para fora.

A catatrenia, ou os gemidos noturnos, é um tipo de distúrbio do sono que faz a pessoa gemer alto enquanto dorme. O barulho pode incomodar e assustar outras pessoas que dormem no mesmo quarto ou quem ouve o som. Já as pessoas que sofrem de catatrenia podem não perceber que estão gemendo.

Se o seu bebê faz muita força, fica vermelho, chora muito, geme e mesmo com as fezes amolecidas demora até 20 minutos para conseguir evacuar, isso pode indicar a presença da disquesia. Muitas vezes a disquesia pode se confundir com as cólicas tão comuns nessa fase.

A polução noturna é considerado um fato normal e acontece durante a fase REM do sono, período em que a atividade nervosa é mais intensa. Pode resultar em excitação e ejaculação. É muito comum na adolescência e em jovens adultos, principalmente para aqueles que ainda não possuem vida sexual ativa.

Os principais sintomas da disquesia do lactente acontecem quando o bebê sente vontade de evacuar. São dez minutos de força/esforço, no mínimo, acompanhado de choro, rosto vermelho e gemidos. Segundo os critérios de Roma IV, o quadro pode resultar ou não na evacuação das fezes, caracteristicamente não endurecidas2 3.

Principais sinais
Se essas regiões do corpo estiverem suando, é um sinal de que ele pode estar com excesso de roupas. Por outro lado, se a nuca ou barriga estiverem geladas ao toque, isso pode indicar um bebê com frio. Portanto, ele precisa ser melhor agasalhado.