Pode beber água pura?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Á água destilada é a água obtida através do processo de destilação. Ela é quase pura, livre de sais. O homem não deve beber esta água por justamente conter pouca quantidade de sal dissolvida nela, podendo até diluir os sais do organismo.

Os problemas que a ingestão de água destilada pode provocar ocorrem porque necessitamos de sais minerais para a manutenção do equilíbrio eletrolítico do nosso organismo. Assim, quando ingerimos esse tipo de água, não estamos repondo os sais minerais, o que pode afetar esse equilíbrio.

Entre os minerais presentes na água, temos cálcio, magnésio, fosfato e potássio. Laboratórios de química, em geral, têm uma torneirinha que fornece água destilada para aulas e experimentos. A questão é: podemos beber essa água? Bem, você até pode beber.

Melhora a hidratação: Beber água purificada é a melhor maneira de se hidratar, pois ela é livre de contaminantes e outros aditivos que podem afetar a qualidade e a segurança da água. Quando bebemos água purificada , o corpo pode absorver mais facilmente a água, ajudando a manter o corpo hidratado.

O ideal é beber cerca de 200 ml (um copo) a cada meia ou uma hora, mesmo que você não sinta sede. Outra dica nesse sentido é observar sua urina: se ela estiver clarinha, é porque as impurezas estão bem diluídas, o que indica que você está se hidratando bem. Caso contrário, beba mais água!

A água purificada é considerada a melhor água para beber pelo fato de eliminar as impurezas e ainda melhorar as propriedades dela.

A água potável pode ser definida como a água própria para consumo, ou seja, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto, ou cheiro.

Quais são os riscos de beber água da torneira? Não há nenhum risco em beber a água da torneira, caso seja feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição pela equipe de qualidade da companhia de saneamento da sua cidade.

A água pura é aquela que, diferente da água potável, não possui nenhuma outra substância na sua composição além de hidrogênio e oxigênio. A água pura não pode ser encontrada na natureza e para obtê-la é necessário realizar o processo de destilação.

“Os rins têm uma grande capacidade de eliminar excessos de água, o que permite uma ingestão máxima superior a 15 litros por dia. Isso significa que, em geral, beber mais líquidos do que o necessário não causa grandes problemas.

A água contaminada ocasiona graves problemas de saúde. Por exemplo, as doenças causadas por bactérias, vírus, vermes e protozoários como amebíase, febre tifoide, giardíase, hepatite tipo C e outras.

Em termos de qualidade e saúde, a água mineral é superior à água filtrada, uma vez que é extraída diretamente das fontes naturais e possui uma composição rica em sais. Dessa forma, se você está buscando a melhor opção disponível no mercado, sem dúvida, a água mineral é a mais indicada.

A água filtrada, pura e livre de organismos nocivos à saúde, colabora com o transporte de nutrientes, pois deixa o sangue mais fluido, e, por consequência, melhora a absorção de vitaminas e sais minerais pelo organismo. Vitaminas B e C sintetizam nas células somente a partir do contato com a água.

Beber 500ml de água de uma vez pode causar desconforto abdominal e até mesmo náuseas em algumas pessoas, principalmente se o consumo for rápido demais. Beber água é importante, mas em excesso pode causar riscos à saúde.

Para quem não tem o costume de beber água, uma boa notícia: estudos científicos recentes na área de hidratação constataram que diversas bebidas possuem poder de hidratação similar ao da água, incluindo sucos, isotônicos, leite e refrigerantes.