Qual a diferença entre contrato e adesão?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Ademais, os contratos de adesão são endereçados a um número indeterminado e desconhecido de pessoas, enquanto os contratos-tipo destinam-se a pessoas ou grupos identificáveis. Podem ser acrescentadas, às impressas, cláusulas datilografadas ou manuscritas.

Contrato de adesão, na sua forma pura, poderá definir-se como sendo aquele em que uma das partes, normalmente uma empresa de apreciável dimensão, formula unilateralmente cláusulas e a outra parte as aceita mediante a adesão ao modelo ou impresso que lhe é apresentado, não sendo possível modificar esse ordenamento ...

substantivo feminino Ação ou efeito de aderir, de apoiar e de passar a fazer parte de alguma coisa; apoio: não conseguiu adesão à proposta. Registro num partido, organização, empresa, empreendimento etc.; filiação. Apoio ou reconhecimento em relação a; aprovação, consentimento.

A característica principal desse tipo de contrato de adesão, é a impossibilidade de deliberar, discutir e influir na elaboração como condição contratual. Dessa forma, só restando ao aderente a liberdade jurídica da celebração.

Quais são as características do Contrato de Adesão?

  1. Não existe negociação dos termos e condições do contrato;
  2. É previsto no Código do Consumidor;
  3. Limitações ao consumidor claras, o contrato deve ser de fácil compreensão.

O que é a taxa de adesão e para que serve? A taxa de adesão é um pagamento adicional que relacionada aos custos envolvidos sobre a relação entre cliente e empresa. Esses custos se relacionam com a burocracia, a elaboração de um contrato, a instalação de equipamentos e a sua manutenção.

Em direito do consumidor, falamos que quando um consumidor não tem a possibilidade de alterar as cláusulas de um contrato, este contrato é “de adesão”, ou seja, ao consumidor só cabe aderir ou não a tal serviço ou produto, não podendo modificar a relação contratual nele inserida.

contratos unilaterais e contratos bilaterais; 2. contratos onerosos e contratos gratuitos; 3. contratos consensuais e contratos reais; 4.

Manifestação de aceitação e reconhecimento; acordo, anuência, apoio ou aprovação: não obteve adesão ao projeto que apresentou; 2.

O contrato de adesão é o instrumento muito adotado nas relações de consumo. São elaborados, geralmente por uma das partes (proponente) e são usados no dia a dia das relações de consumo, pois já estão em modelos prontos para garantir a agilidade e execução dos negócios.

Os contratos de adesão escritos serão redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legíveis, cujo tamanho da fonte não será inferior ao corpo doze, de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor (art. 54, § 3º, do CDC; REsp 1602678/RJ, Rel.

Art. 421. A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

O contrato de adesão foi inicialmente regulamentado no Direito Brasileiro pelo Código de Defesa do Consumidor, em 1990. Depois disso, teve sua regulamentação legal estendida às demais relações de direito privado no novo Código Civil, vigente a partir do dia 11 de janeiro de 2003.