O que é período de adesão?

Perguntado por: emelo9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 15 votos

O período de adesão define até quando o cliente poderá aderir o contrato criado, ou seja, se há uma perspectiva de ativar uma determinada ação no cliente (PDV ou Bandeira). Este é o período de negociação e busca de confirmação desta ação.

54. Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo”.

Contrato de adesão, na sua forma pura, poderá definir-se como sendo aquele em que uma das partes, normalmente uma empresa de apreciável dimensão, formula unilateralmente cláusulas e a outra parte as aceita mediante a adesão ao modelo ou impresso que lhe é apresentado, não sendo possível modificar esse ordenamento ...

O que é taxa de adesão no cartão? A taxa de adesão no cartão de crédito aplicada ao cliente pode ser cobrada para permitir o seu cadastro no programa de fidelidade. Já para a empresa, a taxa de adesão é cobrada quando o gestor contrata uma maquininha de cartão.

O que é a taxa de adesão e para que serve? A taxa de adesão é um pagamento adicional que relacionada aos custos envolvidos sobre a relação entre cliente e empresa. Esses custos se relacionam com a burocracia, a elaboração de um contrato, a instalação de equipamentos e a sua manutenção.

A característica principal desse tipo de contrato de adesão, é a impossibilidade de deliberar, discutir e influir na elaboração como condição contratual. Dessa forma, só restando ao aderente a liberdade jurídica da celebração.

Quais são as características do Contrato de Adesão?

  1. Não existe negociação dos termos e condições do contrato;
  2. É previsto no Código do Consumidor;
  3. Limitações ao consumidor claras, o contrato deve ser de fácil compreensão.

O contrato de adesão foi inicialmente regulamentado no Direito Brasileiro pelo Código de Defesa do Consumidor, em 1990. Depois disso, teve sua regulamentação legal estendida às demais relações de direito privado no novo Código Civil, vigente a partir do dia 11 de janeiro de 2003.

Os contratos de adesão escritos serão redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legíveis, cujo tamanho da fonte não será inferior ao corpo doze, de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor (art. 54, § 3º, do CDC; REsp 1602678/RJ, Rel.

Como regra básica, para cancelar um contrato, o consumidor deve fazê-lo, preferencialmente, por escrito com cópia protocolada.

Quando um cliente paga com um cartão de débito, crédito ou pix na maquininha, o estabelecimento comercial deve pagar uma taxa à operadora do cartão pela transação.