Para que serve o shoyu no sushi?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

— O shooyu serve exclusivamente para dar sabor umami a sushi e a sashimi {para saber o que é umami, confira nossa matéria clicando aqui}.

"A grande maioria das pessoas não usa devidamente o shoyu ao comer sushi ou sashimi, exageram na quantidade. O shoyu é um realçador do sabor, portanto, deve ser usado em pequena quantidade. Em restaurantes japoneses mais tradicionais, o shoyu e o wasabi já vêm na quantidade ideal, não sendo necessário acrescentar mais.

Picante e com um sabor marcante, o wasabi é um tempero amplamente utilizado na culinária japonesa e combina muito bem com sushi, sashimis e frutos do mar em geral. Além da refrescância que só ele tem, o ingrediente ajuda a limpar o paladar.

O Tarê é feito à base de Shoyu, porém bem mais encorpado e com um toque adocicado, normalmente causado por açúcar ou mel na composição. Ele é muito utilizado na finalização de pratos como sushi, hot roll (sushi empanado) e temakis, principalmente os skins. É um molho que combina bem com os pratos quentes e fritos.

Molhar o arroz no shoyu.
Ao contrário do que a maioria pensa, o certo é molhar a ponta do peixe no shoyu, não o arroz. Isso porque colocar o arroz em contato com o molho faz com que a peça quebre e altere o real gosto do sushi.

O Sushi é tradicionalmente comido com as mãos. É mais comum, pelo menos no Brasil, apreciar o sushi com Hashi (pauzinhos), mas se estiver em um restaurante onde haja aqueles paninhos quentes na mesa, fiquei tranquilo para comer com suas mãos.

O Wasabi é antimicrobiano, ou seja, é responsável pela eliminação de bactérias dos alimentos, é um agente anti-inflamatório e contribui na prevenção de cáries. Uma bactéria conhecida como Streptococcus mutans é responsável por todos os problemas relacionados aos dentes.

A principal causa é a difilobotríase, causada pelo parasita Diphyllobothrium – ele é mais comum em alguns tipos de peixe selvagens, como o salmão. Mas algumas bactérias, como a Salmonella, também podem acometer o trato digestivo”, explica o gastroenterologista do Hospital Brasília, Flávio Hayato Ejima.

10 peças

A quantidade de sushi que uma pessoa come pode variar muito dependendo de quem se trata, mas atenção: a média para uma única pessoa é entre 8 e 10 peças de sushi por refeição. 8 a 10 peças.

Pela ingestão de peixes contaminados crus, mal cozidos ou defumados em temperaturas inadequadas.

Em um balde, misture água fria e sabão em pó ou líquido. Coloque a peça manchada de molho por meia hora. Agora é só lavar normalmente na máquina e, se preferir, acrescente um produto tira-manchas à lavagem para potencializar a limpeza. Evite secar a roupa na secadora porque isso pode acentuar a mancha de shoyu.