Para que serve o óleo de unção de mirra?

Perguntado por: otaveira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Para que serve o óleo ungido de mirra? A principal função da mirra, segundo a Bíblia, é sanar dores e auxiliar no processo de cura de feridas – espiritualmente falando, ela cura tanto as feridas do corpo quanto as feridas da alma e etc.

Mirra: atua em todos os chakras, limpando e fortalecendo a energia das pessoas, abrindo sua noção de fé e abundância. Patchuli: atua nos chakras inferiores, atrai dinheiro e o amor – e afasta gente enguiçada.

Você pode aplicar óleo de mirra diluído na pele, difundi-lo ou usá-lo por via oral. O óleo pode ser usado sozinho ou em combinação com óleos complementares, como incenso e limão. Como outros óleos essenciais, o óleo de mirra é muito concentrado, então você só precisa de algumas gotas de cada vez.

Significado simbólico: No Novo Testamento, a mirra costuma estar associada ao ato de embalsamar e ao sepultamento, devido a suas propriedades de conservação (ver João 19:39–40).

Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus. Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.

O aroma da mirra: o cheiro é quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas. Propriedades terapêuticas da mirra: anti-séptica, antiinflamatória, antibacteriana e antifungos, descongestinante, adstringente; cura feridas, estimula a menstruação.

A unção, concedida através da aplicação de óleos na pele, é um dos atos mais tradicionais do cristianismo. O processo é relativamente simples: basta colocar a substância em um frasco especial, passar em alguma região do corpo (no geral, a testa) e fazer uma oração.

A mirra é antibacteriano, antifúngico, antiparasitário e pode ser usado para fumigação ou via oral. Tem sido usado como agente adstringente, antiséptico, antitússico e antiespasmódico. Era incluído em misturas usadas para tratar vermes, feridas e sepse.

No rosto, o óleo resina de mirra trata a pele seca e madura. Em massagem corporal, fortalece e previne a formação de varizes. Não ingerir. Não usar o produto sobre a pele.

Já a mirra, uma oferta do rei mago Baltazar, era usada para preparar os corpos para o sepultamento. Assim, ao presentear Jesus com a mirra, os magos viram nele humanidade, como se aquele que é o rei universal também fosse verdadeiramente humano.