Como surgiu as milícias no Brasil?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

No início das ações milicianas, os paramilitares impediam que drogas e desordens sociais se manifestassem nos bairros que atuavam. O modus operandi dos milicianos fez com que muitos cariocas aprovassem os grupos, existindo até mesmo matérias em jornais que exaltavam as atividades de milícia.

Jerônimo Guimarães Filho

A milícia —fundada segundo a Polícia Civil por Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, ex-vereador do Rio morto no último dia 4 por homens encapuzados que fugiram em um carro— começou atuando de forma concentrada, com foco na exploração de transporte clandestino e intermediações de ocupações urbanas.

Milícias são grupos criminosos formados e chefiados por agentes de segurança do Estado: policiais militares, policiais civis, bombeiros e guardas municipais, em associação com civis, cujo objetivo é a obtenção de ganhos econômicos, políticos, sociais e culturais a partir da venda de serviços: segurança aos comerciantes ...

Jerominho e o irmão Natalino Guimarães, que foi deputado estadual e também policial civil, ficaram presos entre 2007 e 2018 e são apontados como fundadores da primeira milícia do Rio de Janeiro, a Liga da Justiça, criada na zona oeste.

No Brasil, milícia é um grupo de pessoas que realiza patrulhas contra narcotraficantes, geralmente em regiões onde o Estado não está presente com serviços básicos à população – como a própria segurança pública.

Considerada a maior milícia do país, o Bonde do Zinho tem um verdadeiro arsenal de guerra para subjugar moradores, comerciantes e empresários em boa parte da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde fincou domínio em dezesseis bairros, ocupados por mais de 1 milhão de habitantes.

De acordo com as informações do MDH, Pernambuco teve o maior número de denúncias, com nove ocorrências, seguido de Bahia (8), Minas Gerais (8), Pará (5) e Rio Grande do Norte (5).

Milicianos do filme Tropa de Elite. Segundo eles, as atividades milicianas começaram aproximadamente na década de 60, no bairro Rio das Pedras, na cidade do Rio de Janeiro. Estes grupos paramilitares vieram a ter relevância midiática apenas a partir dos anos 2000.

Os problemas trazidos pelas milícias para a segurança pública são evidentes até para observadores mais desatentos. Execuções sumárias, ameaças, extorsão e exploração de bens e serviços envolvendo operados pela milícia são noticiados todos os dias.

São formadas por policiais, bombeiros, guardas municipais, vigilantes, agentes penitenciários e militares, fora de serviço ou na ativa.

Jerominho foi atingido na perna e no abdômen e levado para o Hospital Oeste D'Or, onde morreu. Quem é Jerominho? Ex-vereador do Rio e policial civil aposentado, Jerominho é apontado como fundador da maior facção de milicianos do Rio, a "Liga da Justiça".

Esse é o histórico criminal de Danilo Dias Lima, de 38 anos, o Danilo Tandera. O miliciano mais procurado do Rio de Janeiro da atualidade só foi preso duas vezes – em ambas por posse ou porte de arma de fogo.

Os investigadores detectaram que o bando de Zinho, considerada a maior milícia do Rio de Janeiro, praticava a vigilância de pessoas que deveriam ser mortas por colaborar com os inimigos ou atrapalhar as atividades criminosas.

Grupo de pessoas que militam em nome de uma religião, ideologia etc. Etimologia (origem da palavra milícia). Do latim militia.ae.