Qual é a origem da matéria?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Assim, 380 mil anos após o Big Bang, os elétrons começaram a se alojar ao redor dos núcleos atômicos. Dessa união nasceram os primeiros átomos, componentes estes de toda a matéria que conhecemos.

A matéria pode ser formada por um tipo apenas de átomo (sendo chamada de substância) ou pode ser formada por dois ou mais átomos, configurando uma mistura.

Toda a matéria é composta por átomos, que por sua vez são formados por partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e os nêutrons, que estão no núcleo atômico, são formados por partículas ainda menores, os quarks. Portanto, elétrons e quarks são as partículas elementares da matéria.

A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.

A natureza da matéria é constituída por átomos, estes formados por prótons, nêutrons, elétrons etc. A natureza da matéria é constituída por átomos, estes formados por prótons, nêutrons, elétrons etc.

A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

Matéria é tudo aquilo que tem massa e volume, sendo a unidade fundamental de todos os objetos físicos. Tudo que você pode tocar ou sentir, como o ar, uma árvore, animais e você, são feitos de matéria. Em contrapartida, tudo que não é matéria é chamado de energia. É o caso de luz, calor, radiação, etc.

A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui.

Qualquer coisa que tenha existência física ou real é matéria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matéria ou energia. A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

Existem sete no total, confira:

  • Sólido. Nesse estado físico, as moléculas ficam muito próximas umas das outras, dando à matéria uma forma determinada, fixa, com um volume que não se expande nem se comprime. ...
  • Líquido. ...
  • Gasoso. ...
  • Plasma. ...
  • Condensado de Bose-Einstein. ...
  • Gás fermiônico. ...
  • Super fluído de polarations.

Matéria é qualquer substância que ocupa lugar no espaço. Do latim, materia (substância física), é qualquer coisa que possui massa. É tudo que tem volume, podendo se apresentar no estado sólido, líquido ou gasoso.

Definimos matéria como qualquer substância que compõem um corpo, seja este sólido, líquido ou gasoso. . A matéria é qualquer substância que ocupa lugar no espaço, que possui massa e volume.

A matéria tem 10 propriedades gerais, isto é, características observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito: Inércia, massa, volume, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, descontinuidade e indestrutibilidade.

As transformações da matéria são as modificações que ela pode sofrer com ou sem mudança de sua composição. Toda e qualquer modificação que ocorre com a matéria pode ser considerada um fenômeno. Esses fenômenos podem ser físicos ou químicos.

As transformações que ocorrem nos materiais são classificadas em químicas e físicas. As transformações físicas, embora sejam perceptíveis pela mudança na aparência do material, ocorrem de maneira mais passageira, não alterando intimamente a natureza da substância.

As propriedades que estudaremos são: Densidade, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico, permeabilidade, condutibilidade. É o resultado da divisão entre a quantidade de matéria (massa) e o seu volume ocupado, também é chamada de massa específica.