Como as massas podem ser classificadas?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4 / 5 16 votos

As massas podem ser de origem oceânica ou continental e formadas em diferentes faixas latitudinais, sendo equatoriais, tropicais ou polares.

As massas de ar se classificam em três grandes grupos: massas equatoriais, massas tropicais e massas polares.

Resumo sobre massas de ar
Em relação à sua origem, elas são divididas em oceânicas e continentais. Já em relação à latitude, são classificadas em polares, tropicais e equatoriais. Alteram o clima de uma região mediante a sua influência em aspectos como a temperatura e a umidade.

Massa é uma propriedade física dos corpos e partículas, por isso, seu conceito está sujeito à forma como é medida. Uma de suas definições é a inércia, que mede sua resistência à aceleração, que surge a partir da aplicação de uma força.

O Brasil, assim, sofre as variações de cinco massas de ar diferentes: a massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântica (mTa) e a Polar atlântica (mPa).

Os principais tipos de massa são as pesadas (mais de 500 gramas de matéria gordurosa por quilo de farinha), as médias (exatamente 500 gramas de matéria gordurosa por quilo de farinha) e as leves (possuem menos de 500 gramas de matéria gordurosa por quilo de farinha).

O que é massa? A massa de uma substância ou objeto é uma medida direta da quantidade de matéria da substância ou objeto. Por exemplo: Uma garrafa cheia de chumbo tem uma massa maior do que a mesma garrafa cheia de algodão. Isso significa que a garrafa cheia de chumbo tem mais matéria do que a garrafa cheia de algodão.

Polares: são aquelas formadas nas regiões mais frias do planeta, em latitudes superiores a 50º Norte ou Sul. Portanto, são massas bastante frias e úmidas, quando formadas nas superfícies oceânicas, e frias e secas, quando se formam sobre as superfícies continentais.

Continental: Origina-se na porção continental sendo caracterizada pela baixa umidade, fato que as difere das massas de ar marítimas. Marítima: Por sua vez, as massas marítimas são formadas nos mares e oceanos de forma que a principal característica é a elevada umidade.

Massas de ar são porções ou volumes da atmosfera que possuem praticamente as mesmas características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas. As massas de ar se formam sobre grandes áreas de terra ou água uniformes, onde não há muito vento.

15,999 u

As unidades de medidas de massa são usadas para determinar a massa de um objeto ou de um corpo. Elas podem ser grama (g), quilograma (kg), decigrama (dg), entre outros. De volume: As unidades de medidas de volume são usadas para determinar o valor do corpo de um objeto ou corpo.

A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

Importância das massas de ar
Isso porque elas são as causas das alterações climáticas e do tempo, influenciando as produções agrícolas, na saúde da população, no índice de poluição atmosférica, na vida dos animais e vegetais, enfim, elas podem destruir a economia caso tragam influências drásticas.

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, continentalidade e maritimidade. Diferentemente do clima, o tempo remete ao estado momentâneo da atmosfera, ou seja, corresponde às condições climáticas em um curto período.

A massa Tropical continental é um sistema de baixa pressão, e tem o seu centro de origem na região do Chaco, no Paraguai, em uma zona de alta temperatura e pouca umidade (MONTEIRO, 1968). Por essas razões, é uma massa de ar quente e de pouca umidade.