O que e matéria de 3 exemplos?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.

Matéria é tudo aquilo que possui peso e ocupa espaço no Universo.

  • gasoso;
  • líquido;
  • sólido.

Matéria é tudo aquilo que tem massa e volume, sendo a unidade fundamental de todos os objetos físicos. Tudo que você pode tocar ou sentir, como o ar, uma árvore, animais e você, são feitos de matéria. Em contrapartida, tudo que não é matéria é chamado de energia. É o caso de luz, calor, radiação, etc.

A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

São exemplos de matéria: árvores, estrelas, ar, água, animais, plantas, ouro, granito, ferro, etc. No estudo do universo, aquilo que não é classificado como matéria é chamado de energia. Sendo assim, a luz, o calor e a radiação são energia e não matéria.

Estados físicos da matéria

  • sólido;
  • líquido;
  • gasoso;
  • plasma;
  • condensado de Bose-Einstein.

São características que se aplicam a qualquer matéria, independente da sua constituição.

  • Massa.
  • Volume.
  • Inércia.
  • Impenetrabilidade.
  • Divisibilidade.

As propriedades específicas são classificadas em físicas, químicas, organolépticas e funcionais. Solubilidade e densidade são exemplos de propriedades físicas. Inflamabilidade e poder oxidante são exemplos de propriedades químicas. Propriedades experimentadas pelos cinco sentidos são propriedades organolépticas.

Denominação genérica de tudo que faça ou possa vir a fazer parte de um fornecimento: matéria-prima, peça, componente, subconjunto, conjunto, sistema, máquina, instrumento, equipamento, acessório, sobressalente ou qualquer outro item ou produto a ser fornecido, mediante um pedido ou contrato.

Matéria é tudo que tem massa e volume e que, portanto, ocupa lugar no espaço.

Denomina-se corpo qualquer porção limitada de matéria, por exemplo uma tábua de madeira, uma barra de ferro, um cubo de gelo.

Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa. A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas esta definição confunde massa com matéria, que não são a mesma coisa.

A matéria tem 10 propriedades gerais, isto é, características observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito: Inércia, massa, volume, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, descontinuidade e indestrutibilidade.

Misturas Heterogêneas:
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.

Substâncias simples são aquelas com composição apenas de átomos ou moléculas de um mesmo elemento químico. Não é possível dividir uma substância simples em outras ainda mais simples. Alguns exemplos são: H2, O2, O3, I2, N2, S8, os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn), entre outros.