Quais são os bairros dominados pela milícia?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 19 de julho de 2023
/ 5 14 votos

Desde maio de 2022, traficantes têm avançado pela Zona Oeste – historicamente dominada pela milícia -, e já tomaram pelo menos 12 comunidades em Jacarepaguá, Taquara e Praça Seca.

Os principais eixos de expansão foram a zona oeste carioca, hoje quase integralmente dominada, e a Baixada Fluminense, onde há presença majoritária desses grupos em municípios como Itaguaí, Seropédica, Queimados e Nova Iguaçu.

As milícias possuem forte atuação em comunidades do Rio de Janeiro. Elas começaram a se formar na década de 1980. Em pouco tempo, se tornaram organizações criminosas que exploram atividades econômicas nas comunidades periféricas, com auxílio ou protagonismo de policiais e bombeiros.

São formadas por policiais, bombeiros, guardas municipais, vigilantes, agentes penitenciários e militares, fora de serviço ou na ativa. Muitos milicianos também são moradores das comunidades e contam com respaldo de políticos e lideranças comunitárias locais.

Considerada a maior milícia do país, o Bonde do Zinho tem um verdadeiro arsenal de guerra para subjugar moradores, comerciantes e empresários em boa parte da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde fincou domínio em dezesseis bairros, ocupados por mais de 1 milhão de habitantes.

Jerominho foi atingido na perna e no abdômen e levado para o Hospital Oeste D'Or, onde morreu. Quem é Jerominho? Ex-vereador do Rio e policial civil aposentado, Jerominho é apontado como fundador da maior facção de milicianos do Rio, a "Liga da Justiça".

Segundo as investigações, há membros do PCC radicados nos complexos do Alemão e do Lins de Vasconcelos e nas favelas do Turano, Mangueira e Jacarezinho (zona norte). Também há pessoal do PCC na favela do Barbante (zona oeste) e no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo (cidade a 20 km do Rio).

Quem é Zinho, chefe da maior milícia do Rio e alvo da Polícia Federal.

Dalmir seria, ainda de acordo com os investigadores, o ex-sargento da PM Dalmir Pereira Barbosa. Preso em janeiro de 2020, em um desdobramento da Intocáveis, ele também é tido como um dos chefes do grupo militar que domina Rio das Pedras.

A milícia é uma organização composta de pessoas, geralmente, agentes e ex-agentes públicos da área de segurança, voltada para a prática de crimes de toda a ordem.